Itens para a visualização no momento 9-28 de 52

    • Dê forma: design digital como instrumento no rompimento com padrões corporais impostos pela indústria da moda 

      Vialta, Gyovanna Gugliotti; Ferreira, Lais de Souza Dias; Wanderley, Victor (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)
      Diante à atual cultura fundamentada na supremacia da aparência, que viabiliza a institucionalização de uma rede de indústrias voltadas à manutenção da estética, o presente trabalho busca compreender especificamente o papel ...
    • Dooki e a flor que floresceu - videogames e música: o uso do design sonoro e de interação no audiovisual como ferramenta de promoção do bem-estar psicológico do adolescente 

      Almeida, Eduardo Augusto de; Sanches Junior, Gilberto Francisco; Costa Junior, Luiz Antonio Bueno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)
      A música é uma ferramenta poderosa e maleável, fazendo parte de diferentes mídias como filmes, vídeos, cartoons, jogos e muito mais, trazendo para eles atmosfera, sentimentos e narrativas que as enriquecem e permitem o ...
    • DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies 

      Cortes, Luana Pereira; Moço, Lucas José; Sinotti, Milena (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)
      A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de ...
    • Entre Pontos - conceitos audiovisuais através de design e o cinema de animação. 

      Estevão, Pedro Henrique Gennari; Evangelista, Victor Hugo; Scarparo, Yuri Guido (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa por meio do design e do cinema de animação revelar aos interessados em audiovisual os conceitos implícitos presentes ...
    • Equinosso: sustentabilidade para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital 

      Barbosa, Flávia Roberta Neves; Carvalho, Nicolas Olivier Santos Viteli; Krol, Vitor Henrique Amorim (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-12)
      Este projeto propõe um conjunto de ações com o objetivo de levar ideais sustentáveis para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital. Para guiar estas ações a pesquisa foi dividida em três áreas do conhecimento, ...
    • Étu: O design como ferramenta para o acesso à informação sobre pós-graduação stricto sensu no Brasil 

      Schell, Cecília Wolochn; Caliani, Isabelle Vilarim; Kitaka, Luiza Maria Donaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-13)
      O presente projeto procura estudar como o design pode auxiliar o usuário na sua jorna - da de busca e escolha de um curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil utilizando em es - pecífico conceitos de Design da Informação, ...
    • Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual 

      Luz, Gustavo Stephan Rocchetti; Val, Larissa do (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
      O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um ...
    • Gestuar: Acessibilidade digital no home office para surdos no Brasil 

      Gouvea, Beatriz Santos Vasconcelos; Manhani, Jeferson Rodrigo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)
      O presente trabalho, por meio do Design Digital, propõe soluções que visam diminuir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes no ambiente Home Office. Foi realizado um estudo, através de entrevistas com usuários ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
    • GRIM - Guia de Representação Imagética de Mascotes 

      Santiago, Diogo Mella; Gallo, Felipe de Godoy; Silva, Rafael Cavalcanti Garcia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar estudos sobre o character design no universo das mascotes encontradas no mercado e principalmente no ambiente digital, com intenção de demonstrar a evolução destas ...
    • Guia do amigo imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

      Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
      O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
    • Hystorium: o design digital como promotor do hábito e do gosto pela leitura de livros nos jovens 

      Nogueira, Eduardo Carlos Dorazio; Durante, Lucas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
      O presente trabalho discute a influência do design sobre os hábitos das pessoas e como essa área pode ajudar a incentivar o brasileiro a ler mais livros, visto que, de um modo geral, o Brasil não possui esse hábito ou é ...
    • Imaginar - interação e experiência no turismo cultural a partir da realidade aumentada e do design digital. 

      Souza, Amanda Baumgartner de; Santos, Kaue Marques; Ajjar, Naime Pavan (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, passa pelo ponto das mudanças sociais e mercadológicas decorrentes da pandemia enfrentada atualmente, como explicado por Cássia (2020). O turismo como área de grande renda, ...
    • In Acess: viabilização das diretrizes de acessibilidade web cognitiva para designers 

      Pereira, Camyla Maria Ramos; Ruiz, Lorraiyne Izabelle Lima; Francisco, Romulo Lopes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      O presente projeto aborda, por meio do Design Digital, a acessibilidade web cognitiva. O ambiente web sofre com a escassez de sites e plataformas inclusivas, prejudicando seu acesso democrático. Assim, discute-se a importância ...
    • In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design 

      Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)
      Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ...
    • Jano: hábitos alimentares do estudante universitário 

      Lima, Felipe Bonadio de; Carneiro, João Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas ...
    • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

      Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
    • Lendas do Futebol: Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira 

      Zanirato, Daniel; Campos, Eduardo Gonçalves de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)
      Foi notado que o interesse do brasileiro sobre o futebol vem caindo nas últimas décadas, coincidentemente depois que o país conquistou seu último título na Copa do Mundo da Fifa em 2002. O projeto em questão se inicia com ...
    • Lumiar — O design como comunidade informativa para cuidadores de idosos 

      Souza, Letícia Correia de; Daimaru, Guilherme; Rocha, Pedro Lucas da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso destaca o desenvolvimento do aplicativo mobile "Lumiar" para cuidadores de idosos, abordando a relevância de um canal unificado para o compartilhamento de informações sobre cuidados a ...
    • Maestro Type - um sistema funcional para a harmonização tipográfica 

      Gonçalves, Giulia Cerruti; Souza, Heloisa Furquim de; Nista, Isabella Anseloni; Moraes, João Martin de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância das letras e a influência da escolha de uma boa fonte em projetos, visando auxiliar o público no processo de escolha e harmonização tipográfica. Reconhecendo a ...