Browsing by Author "Guzzo, Raquel Souza Lobo"
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Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
Feldmann, Mariana (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
Baima, Larissa Soares (PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho busca empreender uma análise histórica de estratégias políticas presentes na trajetória da psicologia comunitária no Brasil. Tomamos como problema inicial o que se poderia definir como a presença da emancipação ... -
Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
Dias, Carolina Nascimento (PUC-Campinas, 2017-02-14)O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa ... -
Psicologia no sistema único de assistência social: reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais
Ribeiro, Maisa Elena (PUC-Campinas, 2013-12-09)A partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004 e implementação do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o psicólogo compõe as equipes técnicas dos serviços dessa política pública, ... -
Psicologia para fazer a crítica? apologética, individualismo e marxismo em alguns projetos psi
Lacerda Júnior, Fernando (PUC-Campinas, 2010-02-09)O presente trabalho empreende uma análise histórico-sistemática de alguns projetos de psicologia com a finalidade de problematizar a relação entre os desdobramentos internos da psicologia com os acontecimentos histórico-sociais ... -
Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
Costa, Adinete Sousa da (PUC-Campinas, 2005-12-15)Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, ... -
Psicólogos sociais em uma instituição pública de assistência social: analisando estratégias de enfrentamento
Senra, Carmem Magda Ghetti (PUC-Campinas, 2009-02-03)Este estudo teve como objetivo estudar as estratégias de enfrentamento (individuais e/ou coletivas) que buscam minimizar e/ou superar os impactos prejudiciais ao desenvolvimento das ações dos psicólogos em uma instituição ... -
Rede de proteção à criança e ao adolescente na assistência social em Campinas: o real, o necessário e o possível
Rodrigues, Mariana Ferreira (PUC-Campinas, 2015-02-25)A proposta desta pesquisa é analisar criticamente a realidade da articulação da rede de Proteção Social a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e discutir a implementação da intersetorialidade no contexto ... -
Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos
Machado, Elisana Marta (PUC-Campinas, 2004-06-17)Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ... -
Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar
Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2015-02-24)Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ... -
Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
Moreira, Ana Paula Gomes (PUC-Campinas, 2010-12-07)Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio ... -
Sujeito e consciência: entre a alienação e a emancipação
Euzébios Filho, Antonio (PUC-Campinas, 2010-10-27)Este trabalho buscou analisar aspectos da consciência de classe de beneficiários e cadastrados em programas de transferência de renda. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma região de Campinas, marcada pela desigualdade ... -
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
Gonçalves, Marcos Antonio Barbieri (PUC-Campinas, 2020-02-11)O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ... -
Supervisão de estágio em psicologia escolar: contribuições da psicologia crítica à formação e à prática do supervisor
Silva Neto, Walter Mariano de Faria (PUC-Campinas, 2014-02-11)Este trabalho teve como objetivo investigar a supervisão de Estágio em Psicologia Escolar com base nas contribuições teóricas da psicologia crítica de referencial marxista. A pesquisa foi desenvolvida mediante a interlocução ... -
Taxonomia brasileira da personalidade: um estudo dos adjetivos da língua portuguesa
Pinho, Cristina Coutinho Marques de (PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo foi baseado num modelo alemão de taxonomia de descritores da personalidade e faz parte de um estudo transcultural. Refere-se aos adjetivos que descrevem a personalidade. Têm-se como objetivos da pesquisa: a) ... -
Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública
Silva, Maria áurea Pereira (PUC-Campinas, 2015-06-24)A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola ... -
Trabalho e subjetividade de mulheres de uma comunidade: fatores de risco e proteção
Faria, Luiz Roberto Paiva de (PUC-Campinas, 2009-02-04)A presente tese tem como objeto de estudo a relação estabelecida entre as condições de trabalho (e não-trabalho), o seu sentido subjetivo e as condições de desenvolvimento das famílias. Para investigar estas categorias ... -
Trilogia da proteção integral à crianças: compreensão de pais e educadores da educação infantil
Weber, Mara Aparecida Lissarassa (PUC-Campinas, 2009-02-02)As desigualdades vividas em nossa sociedade e a dificuldade em existirem relações humanizadas entre adultos e crianças tendo como base os valores atribuídos no Estatuto da Criança e do Adolescente motivaram a realização ... -
Violência contra mulheres: diretrizes políticas da psicologia para o exercício profissional
Cantares, Tamiris da Silva (PUC-Campinas, 2016-02-24)A presente pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar as diretrizes políticas, que orientam o exercício profissional da Psicologia, referentes à violência contra as mulheres. Justifica-se, haja vista a amplitude ... -
Violência doméstica contra a criança e adolescente: uma análise desta questão a partir de doze trabalhos brasileiros na área
Carvalho, Joanna Marcos de (PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho teve como objetivo, traçar uma análise da produção sobre violência doméstica contra criança e adolescente veiculada nos periódicos científicos brasileiros, entre os anos de 2006 a 2008. Foi realizada a leitura ...