Navegação por autor "Wechsler, Solange Muglia"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 52
-
A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação
Rocha, Karina Nalevaiko da (PUC-Campinas, 2016-02-19)Nas empresas, a criatividade tem despertado grande interesse pela sua importância e expressão, pois sabe-se que para que uma empresa mantenha-se em um mercado altamente competitivo ela deve inovar e criar novas soluções a ... -
Abusadores sexuais de crianças: análise do perfil criminal e da repetição de abusos
Franco, Renata Lagrotta (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-03-10)O abuso sexual de crianças e adolescentes é considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema mundial (World Health Organization [WHO], 2016) e de grandes proporções. A cada ano, 200 milhões de crianças são ... -
Adaptação brasileira e estudos psicométricos do Workplace PERMA-Profiler
Vanni, Pedro (PUC-Campinas, 2021-01-25)Sabe-se da importância de estudar, promover e avaliar o bem-estar em diversos contextos da Psicologia. Sabe-se também do fato de que inexiste um instrumento validado no Brasil capaz de avaliar o bem-estar no trabalho de ... -
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Mól, Dalva Alice Rocha (PUC-Campinas, 2007-05-18)A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de ... -
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
Fadel, Susana de Jesus (PUC-Campinas, 2010-02-05)Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo ... -
Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
Negreiros, Júlia Reis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o potencial intelectual e criativo destes ... -
Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos: versão informatizada (BAICA-I)
Silva, Gabriel Teixeira da (PUC Campinas, 2022-02-18)A inteligência e a criatividade são dois constructos fundamentais para se compreender o potencial humano. Apesar da importância de ambos, é possível notar uma lacuna no campo de avaliação psicológica nacional, pois não há ... -
Bem-estar subjetivo em adultos e idosos
Cruz, Sônia Regina Blasi (PUC-Campinas, 2003-08-29)Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
Silva, Gildene do Ouro Lopes (PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
Lourençoni, Maria Angela (PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
Crespo, Mari Lucia Figueiredo (PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
Santos, Márcia Calixto dos (PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
Bachert, Cristina Maria D Antona (PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
Nakano, Tatiana de Cássia (PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
Amarante, Walkyria Mollica do (PUC-Campinas, 2011-02-16)A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
Oliveira, Iára Bittante de (PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
Oliveira, Lucilena Marcondes Coelho de (PUC-Campinas, 2006-08-16)O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
Rocha, Karina Nalevaiko (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
Farias, Eliana Santos de (PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas
Martins, Cíntia Canato (PUC-Campinas, 2021-01-26)A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e ...