Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 34-53 de 204
-
Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes
(PUC-Campinas, 2009-12-09)Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-07)A autoeficácia é considerada um mediador de comportamentos e influenciador dos esquemas cognitivos. Está também diretamente relacionada com a motivação das ações humanas e com a persistência e esforço para as realizações ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
(PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
(PUC-Campinas, 2007-02-12)As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha ... -
Construção e validação de escala de posse
(PUC-Campinas, 2006-05-12)Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
(PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Contos sem fadas: mães e filhos em situação de violência doméstica
(PUC-Campinas, 2014-02-27)O presente estudo objetiva investigar a experiência emocional de mulheres-mães em situação de violência, visando demonstrar que a violência doméstica contra a mulher atinge sistematicamente os seus filhos, causando sofrimento ... -
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-04)Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à ... -
Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
(PUC-Campinas, 2011-02-16)A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados ... -
Critérios de progresso em psicoterapias de crianças na avaliação de psicoterapeutas
(PUC-Campinas, 2012-02-28)Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre ... -
Cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos em fases distintas da doença: processo de enfrentamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)Câncer é uma doença que gera grande desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual no paciente e na família, principalmente quando atinge uma criança ou adolescente. O cuidador familiar é o núcleo fundamental de apoio ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
(PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Desenvolvimento da segunda versão da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2016-06-17)Atualmente observa-se um crescente interesse por parte dos pesquisadores e profissionais práticos da psicologia do esporte em relação aos processos adaptativos apresentados pelos atletas. Este estudo teve como objetivo ... -
Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes
(PUC-Campinas, 2006-12-06)O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
Dor de cabeça em adolescentes: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida
(PUC-Campinas, 2016-02-25)A adolescência é um período do desenvolvimento em que ocorrem transformações físicas, emocionais e sociais, tornando o adolescente exposto ao estresse. Este tem como um dos sintomas as queixas de dor de cabeça, que são ...