Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 115-134 de 347
-
Enfrentamento religioso-espiritual de mães de bebês em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O enfrentamento (coping) é definido como a forma com que as pessoas regulam seu comportamento, emoção e orientação sob estresse. Este processo ocorre quando há ameaça ou desafio a três necessidades psicológicas básicas: ... -
Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas
(PUC-Campinas, 2021-01-26)A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e ... -
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
(PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Escala diagnostica adaptativa operacionalizada redefinida: precisão e validade com pessoas idosas
(PUC-Campinas, 2002-12-18)Considerando as evidências de precisão e validade da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) quando aplicada a adultos e a necessidade de se ampliar o leque de instrumentos e procedimentos ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Estágio extracurricular e projetos de vida: concepções de estudantes universitárias
(PUC-Campinas, 2019-02-22)O termo adultez emergente tem sido utilizado para se referir à fase posterior à adolescência, na qual os indivíduos se preparam gradualmente para adentrar à vida adulta. É durante a adultez emergente que os sujeitos ... -
Estilos de aprender e ensino a distância: perfil de estudantes
(PUC-Campinas, 2007-12-14)Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores à distância online é pouco pesquisado, o propósito deste estudo foi de analisar a percepção destes estudantes quanto à adequação da ... -
Estilos de criar em líderes organizacionais
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ... -
Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
(PUC-Campinas, 2009-04-01)Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e ... -
Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalho
(PUC-Campinas, 2018-12-04)Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Estresse e coping em profissionais de abrigos institucionais
(PUC-Campinas, 2018-02-28)Esta pesquisa objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra ... -
Estresse e enfrentamento das consultas odontológicas por pré-adolescentes e adolescentes
(PUC-Campinas, 2019-06-26)Estudar o processo de estresse-coping da ansiedade de dentista pode ajudar na adesão ao tratamento odontológico. Este estudo descreveu e analisou o processo de enfrentamento do estresse da consulta odontológica, a partir ... -
Estresse e enfrentamento em crianças e adolescentes abrigados em casas lares
(PUC-Campinas, 2018-02-28)O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define as situações de abrigamento como medida protetiva e temporária, e ainda que tenha caráter protetivo, pode vir a ser causadora de estresse, devido às mudanças que provocam ... -
Estudo do funcionamento diferencial do item em um instrumento de avaliação da personalidade
(PUC-Campinas, 2012-02-23)Estudos que relacionam traços de personalidade e inteligência (do ponto de vista psicométrico) são bastante recentes e vêm se ampliando devido à constatação de que a inteligência pode exercer influência no modo como as ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Estudo sobre a atuação de coaches
(PUC-Campinas, 2013-12-10)O coaching tem recebido bastante destaque no contexto de desenvolvimento pessoal e profissional, tema amplamente abordado por sujeitos de diferentes áreas e instituições que oferecem formação sobre a temática, ainda que, ...