Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 de 347
-
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Estresse e coping em profissionais de abrigos institucionais
(PUC-Campinas, 2018-02-28)Esta pesquisa objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Tempo de espera: narrativas de casais que aguardam pelo primeiro filho adotivo.
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Os diversos sentidos atribuídos à adoção ao longo dos anos, assim como as diferentes legislações e processos que foram nascendo e se modificando, repercutem no imaginário da sociedade e dos futuros pais adotivos, participando ... -
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-07)O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
(PUC-Campinas, 2006-12-06)A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ... -
Maternidade e sofrimento social estudo de mommy blogs
(PUC-Campinas, 2016-12-06)A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo sobre a maternidade, justificando-se na medida em que esta, malgrado suas facetas gratificantes, parece associada, na contemporaneidade, a sofrimentos socialmente ... -
Vida de caminhoneiro: sofrimento e paixão
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Cotidianamente os caminhoneiros estão sujeitos a longas jornadas de trabalho, passam vários dias distantes da família, são obrigados a atravessar noites sem dormir e, para executar múltiplas jornadas são obrigados a fazer ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Fissura labiopalatina: relações entre temperamento e coping de pré-adolescentes e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A fissura labiopalatina é um problema que exige cuidados médicos desde o nascimento até o final da adolescência, acarretando várias situações estressantes para o portador e sua família. Este estudo analisou os processos ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O autismo é uma síndrome com características bastante heterogêneas que constituem um espectro complexo. Nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de compreender ... -
Violência contra mulheres: diretrizes políticas da psicologia para o exercício profissional
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A presente pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar as diretrizes políticas, que orientam o exercício profissional da Psicologia, referentes à violência contra as mulheres. Justifica-se, haja vista a amplitude ... -
Maturidade e terceira idade: estudo sobre a relação entre criatividade, bem-estar e estresse.
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A investigação do potencial criativo na atualidade é de suma importância, não se restringindo a uma área somente. A criatividade, por seus aspectos positivos, tem se tornado alvo de estudos científicos em diversas áreas, ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, objetivou descrever e compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam como membros de equipes multidisciplinares em hospital. Participaram do estudo ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
(PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Indicadores emocionais do desenho e dificuldades comportamentais em crianças
(PUC-Campinas, 2016-02-18)O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma ...