Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 de 724
-
Informação utilizada nos processos decisórios de gestores universitários: estudo de caso na PUC-Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2005-08-29)Sabe-se que o uso efetivo da informação está intimamente ligado à qualidade que se pode fazer para a sua articulação, recuperação e disseminação. Necessária tanto para ajudar a identificar problemas quanto para solucioná-los, ... -
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
(PUC-Campinas, 2005-11-18)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ... -
Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
(PUC-Campinas, 2005-11-18)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação ... -
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
(PUC-Campinas, 2005-11-30)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ... -
A trajetória dos programas oficiais de leitura e da biblioteca pública no Brasil durante o período de 1937-2004
(PUC-Campinas, 2005-12-07)Apresentação da trajetória dos programas de leitura e da Biblioteca Pública no Brasil, através das leis e decretos que os instituíram e os reconheceram oficialmente, considerando-se as leis como objeto de análise, por se ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
Compartilhamento de recursos de aprendizagem e pesquisa: estudo de consórcios acadêmicos de periódicos eletrônicos
(PUC-Campinas, 2005-12-12)Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de acesso e uso dos recursos eletrônicos de informação, em particular dos periódicos disponibilizados por meio de consórcios. Para tanto, estabeleceu-se como objeto de ... -
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
(PUC-Campinas, 2005-12-15)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ... -
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
(PUC-Campinas, 2006-02-01)Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo ... -
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
(PUC-Campinas, 2006-02-02)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas ... -
Manual de software e a transferência de informação: proposta de estrutura de informação para o manual no formato impresso e incorporado
(PUC-Campinas, 2006-02-10)Pesquisa sobre a eficiência dos Manuais de Software para Bibliotecas como meio de transferência de informação. Conceitua-se no âmbito da Ciência da Informação e da Comunicação Técnica os elementos que possam influenciar e ... -
Biblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadania
(PUC-Campinas, 2006-02-13)Registram-se, inicialmente, as concepções e os papéis que a biblioteca pública desempenhou a partir de meados do século XIX, fazendo-se uma revisão da literatura para mostrar a evolução desses papéis e a coexistência dos ... -
Biblioteca pública e o resgate informacional da cultura territorializada: o caso da biblioteca pública estadual Levy Cúrcio da Rocha
(PUC-Campinas, 2006-02-13)A origem da Ciência da Informação como ciência interdisciplinar, inscrita no contexto Pós-Moderno, considera informação um produto integrado ao ciclo social que prevê sua circulação e uso. Neste sentido, a Biblioteca ... -
Parâmetros de gestão da informação do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo com ênfase na inteligência competitiva
(PUC-Campinas, 2006-02-17)Diante das necessidades crescentes de mudanças organizacionais, causadas principalmente pela globalização e pelo avanço das Tecnologias de Informação (TI), e do conseqüente surgimento de uma quantidade enorme de informações ... -
Inovação tecnológica: do funcionamento da palavra ao funcionamento do termo
(PUC-Campinas, 2006-02-20)Estudo da linguagem de especialidade do domínio da Inovação Tecnológica, sob a ótica da terminologia nela inscrita. A pesquisa pretende responder às seguintes indagações/problema: Existe estatuto terminológico no vocabulário ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Produção e disseminação de informação nas organizações: o papel da tecnologia da informação e a geração de conhecimento
(PUC-Campinas, 2006-02-24)Estudo sobre processos e técnicas de produção e disseminação de informação que se encontram subjacentes às práticas de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Para tanto, apresenta-se um processo genérico ... -
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
(PUC-Campinas, 2006-03-17)O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ...