Escola de Ciências da Vida: Recent submissions
Now showing items 241-260 of 703
-
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-07)O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
(PUC-Campinas, 2006-12-06)A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ... -
Maternidade e sofrimento social estudo de mommy blogs
(PUC-Campinas, 2016-12-06)A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo sobre a maternidade, justificando-se na medida em que esta, malgrado suas facetas gratificantes, parece associada, na contemporaneidade, a sofrimentos socialmente ... -
Vida de caminhoneiro: sofrimento e paixão
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Cotidianamente os caminhoneiros estão sujeitos a longas jornadas de trabalho, passam vários dias distantes da família, são obrigados a atravessar noites sem dormir e, para executar múltiplas jornadas são obrigados a fazer ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Fissura labiopalatina: relações entre temperamento e coping de pré-adolescentes e risco psicossocial familiar
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A fissura labiopalatina é um problema que exige cuidados médicos desde o nascimento até o final da adolescência, acarretando várias situações estressantes para o portador e sua família. Este estudo analisou os processos ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O autismo é uma síndrome com características bastante heterogêneas que constituem um espectro complexo. Nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de compreender ... -
Violência contra mulheres: diretrizes políticas da psicologia para o exercício profissional
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A presente pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar as diretrizes políticas, que orientam o exercício profissional da Psicologia, referentes à violência contra as mulheres. Justifica-se, haja vista a amplitude ... -
Maturidade e terceira idade: estudo sobre a relação entre criatividade, bem-estar e estresse.
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A investigação do potencial criativo na atualidade é de suma importância, não se restringindo a uma área somente. A criatividade, por seus aspectos positivos, tem se tornado alvo de estudos científicos em diversas áreas, ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, objetivou descrever e compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam como membros de equipes multidisciplinares em hospital. Participaram do estudo ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
(PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Indicadores emocionais do desenho e dificuldades comportamentais em crianças
(PUC-Campinas, 2016-02-18)O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma ... -
Stress e gravidez: fontes, sintomas e estratégias
(PUC-Campinas, 1994)Este estudo objetivou comparar 2 grupos de gestantes, multipáras, no último trimestre de gravidez, quanto à incidência do stress, fontes estressoras, sintomas e estratégias usadas para lidar com a tensão. Correlacionou-se ... -
“Nóis pixa voces pinta, vamu ve quem tem mais tinta”: a mediação do espaço físico e social na promoção do desenvolvimento da imaginação de adolescentes do ensino médio
(PUC-Campinas, 2017-02-01)Este estudo assume o pressuposto de que o espaço físico da escola é construído, além de se constituir como lugar dinâmico em constante transformação para o ensino e a aprendi-zagem, assume-se, assim, uma dimensão simbólica ... -
Assistente técnico judiciário na defensoria pública: suporte da teoria de Winnicott
(PUC-Campinas, 2015-12-01)A presente dissertação versa sobre as possibilidades de atuação do psicólogo como assistente técnico judiciário na Defensoria Pública em ações de destituição do poder familiar. Os temas abordados abrangem a desigualdade ... -
O poder de agir de trabalhadoras da assistência social no contexto neoliberal
(PUC-Campinas, 2015-05-26)A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, busca investigar o poder de agir de ...