Browsing by Subject "Educação Infantil"
Now showing items 1-20 of 22
-
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Educação Infantil e Pandemia da Covid-19: narrativas das famílias
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-19)O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas junto ao grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente, discutiu ... -
Educação infantil e sustentabilidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
Educação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
(PUC Campinas, 2021-12-09)O presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender ... -
Ensino bilíngue (português/inglês) na educação infantil e a utilização de contos infantis na aprendizagem de uma segunda língua.
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-12)Na última década, a busca pela aprendizagem de uma segunda língua aumentou, e como isso, a procura por escolas bilíngues desde a primeira infância também. Essas escolas proporcionam aos alunos através de diversos recursos ... -
Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
(PUC-Campinas, 2019-06-19)O envolvimento paterno na criação e educação dos filhos tem impacto no desenvolvimento de rotinas e comportamentos saudáveis da criança, sendo um fator de proteção do desenvolvimento infantil contra problemas de comportamento, ... -
Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-26)Trata-se de pesquisa-intervenção de mestrado, de caráter qualitativo. Tem como objetivo geral analisar um processo de apropriação do gênero relatório de Educação Infantil por graduandas de Pedagogia e os impactos desse ... -
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion
(PUC-Campinas, 2018-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem ... -
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
Os cantos estão arrumados. e agora, professora? O papel docente nas brincadeiras de faz de conta com crianças da Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-17)Esta pesquisa trata da brincadeira de faz de conta na escola, como promotora do desenvolvimento infantil, e o papel do professor nas situações de brincadeiras. Sendo assim, o problema da pesquisa centra-se em compreender ... -
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2020-12-18)O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Práticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantil
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)A presente pesquisa teve como foco o estudo das narrativas sobre o ensino da Matemática de duas professoras de Educação Infantil. Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” ...