• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação infantil e sustentabilidade

Abrir arquivo
hjs_ppgedu_dissertação_ladeira_sgfc.pdf (658.2Kb)
Título alternativo
Early childhood education and sustainability
Autor
Ladeira, Samantha Galão Figueiredo de Carvalho
Orientador
Ferreira, Luciana Haddad
Data de publicação
21/02/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Educação
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, este estudo tem como objetivo geral analisar como o conceito de sustentabilidade é apresentado no principal documento orientador dos Currículos da Educação Infantil que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão da pesquisa foi assim elaborada: Como o conceito de sustentabilidade é apresentado no documento orientador do currículo da Educação Infantil, a BNCC? Neste esteio, os seguintes objetivos específicos são propostos: 1) identificar como os conceitos são apresentados na literatura atual; 2) compreender como o conceito de sustentabilidade é apresentado na BNCC. A metodologia empregada é de estudo qualitativo, de caráter bibliográfico e documental. Consideramos importante levantar reflexões sobre a preocupação com a sustentabilidade, no contexto do sistema capitalista, base da economia mundial, no qual os interesses das grandes corporações prevalecem. Nessa perspectiva, observamos que, muitas vezes, quando o termo ‘sustentabilidade’ é apresentado, se concentra na responsabilização dos sujeitos, descentralizando-o do real impacto social. As análises revelam que o conceito de sustentabilidade, apresentado na BNCC, ainda está longe de abarcar as questões ambientais de forma crítica, reforçando a concepção conservadora de sustentabilidade.

 

Carried out in the Postgraduate Program in Education at the Pontificia Universidade Católica de Campinas, in the Research Line “Teacher Training and Work”, in the Research Group “Teacher Training and Pedagogical Practices”, this study has the general objective of analyzing how the concept of sustainability is presented in the main guiding document for Early Childhood Education Curricula, which is the National Common Curricular Base (BNCC). The research question was elaborated as follows: How is the concept of sustainability presented in the guiding document for the Early Childhood Education curriculum, the BNCC? In this framework, the following specific objectives are proposed: 1) identifying how concepts are presented in current literature; 2) understanding how the concept of sustainability is presented at BNCC. The methodology employed is a qualitative, bibliographical, and documentary study. We consider it important to reflect on the concern for sustainability in the context of the capitalist system, the basis of the world economy, in which the interests of large corporations prevail. From this perspective, we observed that, often, when the term ‘sustainability’ is presented, it focuses on the responsibility of individuals, decentralizing it from the real social impact. The analyzes reveal that the concept of sustainability, presented at BNCC, is still far from covering environmental issues in a critical way, reinforcing the conservative conception of sustainability.

 
Palavras-chave
Educação Infantil
Sustentabilidade
Currículo
Early Childhood Education
Sustainability
Curriculum
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião