Educação infantil e sustentabilidade
Abrir arquivo
Título alternativo
Early childhood education and sustainabilityAutor
Orientador
Ferreira, Luciana HaddadData de publicação
21/02/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, este estudo tem como objetivo geral analisar como o conceito de sustentabilidade é apresentado no principal documento orientador dos Currículos da Educação Infantil que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão da pesquisa foi assim elaborada: Como o conceito de sustentabilidade é apresentado no documento orientador do currículo da Educação Infantil, a BNCC? Neste esteio, os seguintes objetivos específicos são propostos: 1) identificar como os conceitos são apresentados na literatura atual; 2) compreender como o conceito de sustentabilidade é apresentado na BNCC. A metodologia empregada é de estudo qualitativo, de caráter bibliográfico e documental. Consideramos importante levantar reflexões sobre a preocupação com a sustentabilidade, no contexto do sistema capitalista, base da economia mundial, no qual os interesses das grandes corporações prevalecem. Nessa perspectiva, observamos que, muitas vezes, quando o termo ‘sustentabilidade’ é apresentado, se concentra na responsabilização dos sujeitos, descentralizando-o do real impacto social. As análises revelam que o conceito de sustentabilidade, apresentado na BNCC, ainda está longe de abarcar as questões ambientais de forma crítica, reforçando a concepção conservadora de sustentabilidade.
Carried out in the Postgraduate Program in Education at the Pontificia Universidade Católica de Campinas, in the Research Line “Teacher Training and Work”, in the Research Group “Teacher Training and Pedagogical Practices”, this study has the general objective of analyzing how the concept of sustainability is presented in the main guiding document for Early Childhood Education Curricula, which is the National Common Curricular Base (BNCC). The research question was elaborated as follows: How is the concept of sustainability presented in the guiding document for the Early Childhood Education curriculum, the BNCC? In this framework, the following specific objectives are proposed: 1) identifying how concepts are presented in current literature; 2) understanding how the concept of sustainability is presented at BNCC. The methodology employed is a qualitative, bibliographical, and documentary study. We consider it important to reflect on the concern for sustainability in the context of the capitalist system, the basis of the world economy, in which the interests of large corporations prevail. From this perspective, we observed that, often, when the term ‘sustainability’ is presented, it focuses on the responsibility of individuals, decentralizing it from the real social impact. The analyzes reveal that the concept of sustainability, presented at BNCC, is still far from covering environmental issues in a critical way, reinforcing the conservative conception of sustainability.
Palavras-chave
Educação InfantilSustentabilidade
Currículo
Early Childhood Education
Sustainability
Curriculum