Os efeitos do SINAES no curso de administração
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Autor
Orientador
Rios, Mônica Piccione GomesData de publicação
15/12/2015Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame Nacional de Cursos (ENC) em 1995 e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigência desde 2004. Antes disso, houve iniciativas pontuais de diagnóstico da educação superior com a finalidade específica de compreender o cenário das universidades no país: Plano Atcon, Comissão Meira Mattos, Comissão de Julho de 1968, Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU), Comissão Nacional para Reformulação do Ensino Superior (CNRES) e Grupo Executivo para Reformulação do Ensino Superior (GERES). O SINAES é uma política de avaliação orientada para mapear as instituições de ensino superior (IES) em três dimensões: avaliação da instituição, avaliação do curso e avaliação do estudante. Este estudo se situa na segunda dimensão – avaliação de curso – e pretende responder à questão: o SINAES têm produzido efeitos no curso de Administração? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que mapeou trabalhos de mestrado, doutorado e artigos publicados nos anos de 2004 a 2014 a fim de investigar se alguma pesquisa tratou dos efeitos do SINAES o curso de Administração. Dentre as 101 obras de mestrado e doutorado e 32 artigos, somente 1 dissertação trata deste tema. Tal dissertação – “Sinaes: indicadores de qualidade de cursos no ensino superior e reprodução social” – de Leandro Berchielli, defendida na PUC de São Paulo em 2012, argumenta que o SINAES não provocou melhoria nos cursos de Administração por ele pesquisados. Partindo-se do princípio de que toda política pública produz efeitos, argumentamos que o SINAES têm sim produzido efeitos, porém não aqueles preconizados pela instituição da política, qual seja, promover a melhoria dos cursos. Se é certo que o SINAES, como argumenta Berchielli, está mais a serviço de legitimar e reproduzir nas IES a separação dos grupos sociais, é certo também que este resultado, em que pese sua feição antidemocrática, também é um efeito, ainda que indesejado por nós. O curso de Administração, apesar de ser o que detém a maior quantidade de estudantes do país, carece de mais pesquisas na sua intersecção com as políticas de avaliação. O pequeno número de estudos neste campo, de alguma forma, também pode nos sinalizar tendências do que o poder público quer, e o que não quer, para esta área.
Since the 90s Brazil has been implementing educational evaluation policies on a large scale. In higher education, we had the Institutional Assessment Program of Brazilian Universities (PAIUB) in 1993, the National Examination of Courses (ENC) in 1995 and the National System of Higher Education Assessment (SINAES), in force since 2004. Before that, there were specific initiatives diagnostic of higher education with the specific purpose of understanding the landscape of universities in the country: Atcon Plan, Meira Mattos Commission, July 1968 Commission, University Reform Assessment Program (PARU), National Commission for Revision of Teaching Superior (CNRES) and Group Executive for Restructuring of Higher Education (GERES). The SINAES is an assessment policy aimed to map the higher education in three dimensions: institutional assessment, course assessment and students assessment. This study is in the second dimension - course assessment - and the question is: Does SINAES has taken effect upon the management teaching? This is a bibliographic research that mapped masters and doctoral’s texts, published in 2004 - 2014 in order to investigate whether some research addressed the effects of SINAES the course upon teaching management. Among the 101 master and doctorate’s texts and 32 paper, only one deals with this topic: "Sinaes: quality indicators courses in higher education and social reproduction". Author: Leandro Berchielli. University: Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). Date: 2012. Berchielli argues the SINAES caused no improvement in management courses for him searched. Starting from the principle that all public policy takes effect, we argue the SINAES have rather taken effect, but not those recommended by the institution's policy, namely to promote the improvement of the courses. According to Berchielli, SINAES just contribute to legitimate and reproduce the separation of social groups, it is also true that this result, despite its anti-democratic feature, is an effect too. The management teaching, despite being which has the largest number of students in Brazil, needs to more studies and researches, mainly in its intersection with the assessment policies. The small number of studies in this field, in some way, can demonstrate us the State’s intentions about this course.
Palavras-chave
SINAESCurso de administração
Educação superior
Avaliação
SINAES
Management teaching
Higher education
Assessment