dc.contributor.advisor | Balzan, Newton Cesar | |
dc.contributor.author | Augusto, Rosana | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.issued | 2007-06-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15375 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da visão de um ator fundamental nesse processo - o coordenador -, que em conjunto com os demais membros da comissão coordenaram o processo de auto-avaliação institucional. Procura-se conhecer como foram coordenados esses trabalhos, quem são os coordenadores, como eles concebem a avaliação institucional e o que esperam do atual sistema avaliativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ampliando o conhecimento da autora sobre a temática Avaliação Institucional , como, também, atualizando as informações a respeito do SINAES. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a finalidade de identificar pontos e tópicos considerados relevantes para atingir os objetivos propostos nesse estudo. Pretende-se colaborar com dados e informações que possibilitem o aperfeiçoamento do atual sistema avaliativo. | |
dc.description.abstract | This dissertation, inserted in the research line: Studies in Evaluation aims to study the work process of the Internal Assessment Commissions of Higher Education Institutions of Campinas, that integrate the National Higher Education Evaluation Systems (SINAES), from the point of view of a fundamental player - the coordinator - and its institutional assessment team. The main focus of this work is to investigate how the assessment process is coordinated. Additionally, it is also investigated who are the coordinators, how the institutional assessment process was conceived and what are their expectations. A literature review was also performed in order to get basic theoretical concepts about Institutional Assessment thematic, enhancing the author s knowledge and updating the information about SINAES. A semi structured interview methodology was used for data collection, aiming to identify the relevant points and topics to be considered in this study. It is intended that the data and information collected in this study collaborate with the improvement of the current institutional assessment process. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | avaliação institucional | |
dc.subject | SINAES | |
dc.subject | Comissões Próprias de Avaliação | |
dc.subject | auto-avaliação | |
dc.subject | avaliação interna | |
dc.subject | institutional assessment | |
dc.subject | SINAES | |
dc.subject | Internal Assessment Commissions Self | |
dc.subject | assessment | |
dc.subject | internal assessment | |
dc.title | A auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas | |
dc.title.alternative | The auto institutional evaluation in the vision of the coordinators of the proper commissions of evaluation of the Institutions of higher education of Campinas | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 9542782996357361 | |
puc.advisorLattes | 6995142158435943 | |
puc.referee | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
puc.referee | Lopes, Jairo de Araujo | |
puc.refereeLattes | 6737123125852473 | |
puc.refereeLattes | 4244247989810231 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |