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dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorAugusto, Rosana
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2007-06-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15375
dc.description.abstractEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da visão de um ator fundamental nesse processo - o coordenador -, que em conjunto com os demais membros da comissão coordenaram o processo de auto-avaliação institucional. Procura-se conhecer como foram coordenados esses trabalhos, quem são os coordenadores, como eles concebem a avaliação institucional e o que esperam do atual sistema avaliativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ampliando o conhecimento da autora sobre a temática Avaliação Institucional , como, também, atualizando as informações a respeito do SINAES. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a finalidade de identificar pontos e tópicos considerados relevantes para atingir os objetivos propostos nesse estudo. Pretende-se colaborar com dados e informações que possibilitem o aperfeiçoamento do atual sistema avaliativo.
dc.description.abstractThis dissertation, inserted in the research line: Studies in Evaluation aims to study the work process of the Internal Assessment Commissions of Higher Education Institutions of Campinas, that integrate the National Higher Education Evaluation Systems (SINAES), from the point of view of a fundamental player - the coordinator - and its institutional assessment team. The main focus of this work is to investigate how the assessment process is coordinated. Additionally, it is also investigated who are the coordinators, how the institutional assessment process was conceived and what are their expectations. A literature review was also performed in order to get basic theoretical concepts about Institutional Assessment thematic, enhancing the author s knowledge and updating the information about SINAES. A semi structured interview methodology was used for data collection, aiming to identify the relevant points and topics to be considered in this study. It is intended that the data and information collected in this study collaborate with the improvement of the current institutional assessment process.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação institucional
dc.subjectSINAES
dc.subjectComissões Próprias de Avaliação
dc.subjectauto-avaliação
dc.subjectavaliação interna
dc.subjectinstitutional assessment
dc.subjectSINAES
dc.subjectInternal Assessment Commissions Self
dc.subjectassessment
dc.subjectinternal assessment
dc.titleA auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas
dc.title.alternativeThe auto institutional evaluation in the vision of the coordinators of the proper commissions of evaluation of the Institutions of higher education of Campinas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9542782996357361
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.refereeLattes4244247989810231
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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