O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
Abrir arquivo
Título alternativo
Using e-mail as a didactic-pedagogical tool: an analysis of the discourse of professors in an Institution of higher learningAutor
Miranda Júnior, Levi Pinto de
Orientador
Mendes, Clayde ReginaData de publicação
28/02/2005Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem. This work follows the line of research University, Teaching and Formation of Teachers. Its principal objective is to analyze the discourse of professors in an Institution of Higher Learning in the State of São Paulo about the use of e-mail as a didactic-pedagogical resource. Afier signing a free consent agreement, 50 professors at the Institution answered a questionnaire containing questions about their professional profile and their knowledge about computers, Internet and e-mail. Results indicated that 48 (96.0%) professors have access to computers; 88.0% use them to send and receive e-mail; and 72.0% send didactic material to their students through this system. The participants agree that the computer is a good support for learning and that by means of it classes can be more interesting. Regarding the interactivity provided by using e-mail, 96.0% agree that it facilitates professor/student interaction as well as student/student interaction; furthermore, 90.0% agree that with the use of e-mail educational objectives are easier to reach. In the light of the results obtained, we recommend that professors of Higher Education be aware of the technological resources available in order to reflect on the use of these diverse tools, among which can be found e-mail, in the teaching-learning process.
Palavras-chave
Ensino e tecnologiaDocência
Formação de professores
Education and technology
Teaching
Formation of teachers