Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 250-269 de 347
-
Projetos de vida de adolescentes do nono ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-02-01)A adolescência é considerada um período produtivo do desenvolvimento para a construção de projetos de vida. Sabe-se que adolescentes que têm projetos de vida claros tendem a ser mais felizes, têm um sentido de direção e ... -
Prontidão e tratamento em alcoolistas: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2003-02-21)O objetivo desta pesquisa foi verificar a prontidão para iniciar o tratamento e o efeito de um tratamento (Modelo Minnesota) em alcoolistas em um centro de tratamento para dependência química, no Brasil. Participaram dessa ... -
Propriedades psicométricas do Questionário de Relacionamento Central (CRQ) em portadores de HIV/AIDS
(PUC-Campinas, 2009-02-27)Os relacionamentos interpessoais são parte importante da vida dos indivíduos, e, para pessoas que sofrem de doenças crônicas, a presença dos relacionamentos auxilia no enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. A ... -
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
(PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
(PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
(PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
(PUC-Campinas, 2017-02-14)O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa ... -
Psicologia no sistema único de assistência social: reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais
(PUC-Campinas, 2013-12-09)A partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004 e implementação do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o psicólogo compõe as equipes técnicas dos serviços dessa política pública, ... -
Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
(PUC-Campinas, 2005-12-15)Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, ... -
Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas críticas
(PUC-Campinas, 2018-12-18)A presente pesquisa teve como objetivo analisar as intervenções do psicólogo escolar com potencial para promover parcerias com professores. Assumiu-se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância ... -
Qualidade de vida e sintomas psicopatológicos do estudante universitário trabalhador
(PUC-Campinas, 2005-02-14)O Brasil registra mais de três milhões de estudantes no ensino superior, com presença dominante de escolas privadas. Conciliar cotidianamente estudo e trabalho tem sido uma demanda crescente nesta população. Este estudo ... -
Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
(PUC-Campinas, 2006-12-06)A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala ... -
Queimadura e sofrimento a partir da narrativa de uma psicóloga
(PUC-Campinas, 2013-12-11)O objetivo desta pesquisa consistiu em apreender o sofrimento vivido por pacientes a partir da experiência de uma psicóloga em uma unidade para tratamento de queimados de um hospital localizado no estado de São Paulo. ... -
Queixa escolar: de que (quem) se trata? uma proposta de intervenção do psicólogo escolar com coordenadores pedagógicos.
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a dimensão que a queixa escolar assume no trabalho do coordenador pedagógico e refletir sobre os possíveis encaminhamentos à sua superação. Foi motivada pela crescente produção ... -
Quem canta os males espanta? : um estudo heurístico da vivência de cantar
(PUC-Campinas, 2000-09-23)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória que visa descrever elementos presentes na vivência de cantar, considerada do ponto de vista psicológico. Apresenta um embasamento teórico sobre música e ... -
Questionário de Relacionamento Central (CRQ): evidências de validade em pacientes cardíacos
(PUC-Campinas, 2009-02-27)O Questionário de Relacionamento Central (CRQ) é um instrumento de autorelato para avaliar o padrão central de relacionamentos, mais precisamente os relacionamentos amorosos. Originado do método do Tema Central de ...