• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A pessoa com deficiência intelectual e o trabalho: um estudo sobre vivências de pais

Abrir arquivo
ccv_ppgpsico_me_Eduardo_HT.pdf (2.831Mb)
Título alternativo
A person with intellectual disability and the workforce: a study on parents’ life experience
Autor
Tedeschi, Eduardo Henrique
Orientador
Messias, João Carlos CaselliCrochick, José Leon
Data de publicação
17/02/2022
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Nas últimas décadas o tema da inclusão de pessoas com deficiência intelectual vem ganhando destaque devido ao advento de metodologias sociais como o Emprego Apoiado e, por isso, novas demandas com relação a serviços públicos, suporte institucional e familiar surgiram. Portanto, este estudo objetivou ampliar a compreensão das concepções que pais possuem a respeito da carreira profissional de seus filhos com deficiência intelectual. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, amparou-se na fenomenologia de Edmund Husserl. Participaram 20 familiares, mães e pais de pessoas com deficiência intelectual de diferentes faixas etárias. Foram elaboradas narrativas compreensivas a partir de encontros dialógicos a fim de apreender as experiências vividas pelos participantes em relação aos seus parentes com deficiência intelectual e validadas num segundo encontro. Após isso, uma Narrativa Síntese foi redigida e, a partir da qual, identificados quatro eixos estruturantes: (1) condições estruturais que impactam a inclusão; (2) percepções e sentimentos a respeito da DI; (3) inclusão: uma corrida de obstáculos permanentes; (4) protagonismo familiar. Esses tópicos foram discutidos à luz de teorias que abordam a deficiência intelectual, o paradigma dos estigmas e a Teoria de Justificação do Sistema. Foi possível averiguar barreiras sociais que dificultam a inclusão, atitudes dos pais que legitimam e reforçam a existência de estigmas e estereótipos e limitam a inclusão laboral das pessoas com deficiência intelectual, a inclusão no trabalho como oportunidade de emancipação desses familiares e seus filhos, e a possibilidade de o protagonismo dos pais dificultar o processo de independência dos filhos. Concluiu-se ressaltando, assim, a necessidade de orientação desses familiares para um novo olhar a respeito da condição vividas por seus filhos e da criação de políticas públicas em prol de uma sociedade mais inclusiva

 

In the last decades, the topic ‘inclusion of people with intellectual disability’ has become more prominent due to the creation of new social systems, such as Emprego Apoiado (supported employment) and, therefore, new demands concerning public services and institutional and familiar support have arisen. As such, this study aimed to amplify the comprehension of the conceptions which parents have about their intellectually disabled children´s professional careers. This qualitative exploratory research is ground on Edmund Husserl’s phenomenology. Twenty family members took part, being fathers and mothers of people with intellectual disability of different age groups. Comprehensive narratives were elaborated from dialogical encounters in order to apprehend the experiences lived by the participants in relation to their intellectually disabled relatives and were validated in a second encounter. After that, a Narrative Synthesis was written and, from there, 4 structuring axes were identified: (1) structural conditions which impact on the inclusion; (2) perceptions and feelings towards intellectual disability; (3) inclusion: a permanent obstacle race; (4) family’s protagonism. These topics have been discussed in light of theories which approach intellectual disability, the paradigm of stigma and the Theory of System Justification. It was possible to investigate social barriers which make inclusion difficult; parents’ attitudes which confirm and reinforce the existence of stigmas and stereotypes and limit the labour inclusion of individuals with intellectual disability; inclusion at work as an opportunity for the emancipation of the family members and their children; and the possibility that the parents’ protagonism makes the children´s independence process more difficult. We concluded this paper highlighting the necessity of orientation for those family members to have a fresh look at the conditions lived by their children and the creation of public policies in favour of a more inclusive society.

 
Palavras-chave
Psicologia
Pessoa com deficiência intelectual
Família
Trabalho
Fenomenologia
Psychology
Person with intellectual disability
Family
Work
Phenomenology
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião