Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual
Abrir arquivo
Autor
Laurindo, Danilo Alessandro
Melo, Gabriel Dias de
Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga
Orientador
Vasconcelos, André Luiz OlzonData de publicação
15/12/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital para alcançar conhecimento, cultura e informação é preciso garantir o acesso à literatura, mesmo que de formas alternativas. Com isso, o presente projeto tem como objetivo, através de ferramentas e métodos do design, proporcionar uma experiência de leitura multissensorial, a qual é possível o uso tanto de pessoas com qualquer tipo de deficiência visual ou não, e viabilizar o alcance da leitura de diferente formas como livros digitais e audiobooks facilitando o acesso à informação, cultura e conhecimento para pessoas com deficiência visual. Entendendo que inclusão no projeto não significa projetar para apenas um grupo, mas para que vários possam utilizar, o trabalho foi desenvolvido utilizando os 7 princípios do Design Universal, para que houvesse a inclusão de pessoas com deficiência visual, isto é, que não fosse um produto voltado apenas para este público, mas que as pessoas cegas pudessem utilizar também,
assim como pessoas não cegas. Assim, o design digital serve de ferramenta e oferece métodos, os quais é possível atingir os objetivos e possibilitar a acessibilidade de pessoas cegas a mais conteúdos literários.
Palavras-chave
AcessibilidadeDesign universal
Imersão
Inclusão
Multissensorialidade