dc.contributor.advisor | Vasconcelos, André Luiz Olzon | |
dc.contributor.author | Laurindo, Danilo Alessandro | |
dc.contributor.author | Melo, Gabriel Dias de | |
dc.contributor.author | Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga | |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T17:22:40Z | |
dc.date.available | 2022-11-03T17:22:40Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16678 | |
dc.description.abstract | Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital para alcançar conhecimento, cultura e informação é preciso garantir o acesso à literatura, mesmo que de formas alternativas. Com isso, o presente projeto tem como objetivo, através de ferramentas e métodos do design, proporcionar uma experiência de leitura multissensorial, a qual é possível o uso tanto de pessoas com qualquer tipo de deficiência visual ou não, e viabilizar o alcance da leitura de diferente formas como livros digitais e audiobooks facilitando o acesso à informação, cultura e conhecimento para pessoas com deficiência visual. Entendendo que inclusão no projeto não significa projetar para apenas um grupo, mas para que vários possam utilizar, o trabalho foi desenvolvido utilizando os 7 princípios do Design Universal, para que houvesse a inclusão de pessoas com deficiência visual, isto é, que não fosse um produto voltado apenas para este público, mas que as pessoas cegas pudessem utilizar também,
assim como pessoas não cegas. Assim, o design digital serve de ferramenta e oferece métodos, os quais é possível atingir os objetivos e possibilitar a acessibilidade de pessoas cegas a mais conteúdos literários. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Design universal | pt_BR |
dc.subject | Imersão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Multissensorialidade | pt_BR |
dc.title | Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | NA | pt_BR |
puc.advisorLattes | NA | pt_BR |
puc.refereeLattes | NA | pt_BR |
puc.center | Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Design Digital | pt_BR |