• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Jano: hábitos alimentares do estudante universitário

View/Open
clc_designdigital_tcc_lima_fb.pdf (7.228Mb)
Author
Lima, Felipe Bonadio de
Carneiro, João Henrique
Advisor
Ardinghi, Maria Beatriz
Date
24/11/2021
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas específicos enfrentados pelo público-alvo, identificam-se que as causas principais para a má alimentação são: a falta de disciplina e organização, a carência de tempo na rotina conturbada e a falta de recursos monetários. Assim, buscou-se métodos e estudos envolvendo a mudança de hábito focada em sua identificação e na substituição da rotina por atividades que constroem uma boa prática. Esses meios de mudança foram influenciados, principalmente, nas pesquisas de Duhigg (2012), mostrando a dinâmica do padrinho na Associação dos Alcoólatras Anônimos; no Modelo Transteórico de Mudança de Hábito pelo Design, de Ludden e Hekkert (2014); e no Design thinking, de Vianna (et al. 2012). Com isso, propõe-se como ação projetual em design digital um aplicativo para celular, cujo objetivo é auxiliar o usuário a compreender e modificar seus costumes no sentido de uma alimentação saudável. A ferramenta apresenta tarefas que substituem a rotina e utiliza um sistema de recompensas, parte importante do hábito baseada em gamificação. O progresso do usuário é acompanhado por meio de um avatar que reflete seu desempenho, bem como pela comparação com outros usuários (que buscam o mesmo objetivo), através do placar de líderes. Dado que os universitários estão conectados nas redes sociais, intenta-se, ainda, uma campanha de divulgação do aplicativo para usuários que estejam buscando a mudança de hábitos alimentares.

Keywords
Mudança de hábitos alimentares
Gamificação
Estudante universitário
Design digital
Language
Portuguese
Collections
  • TCC - Design Digital

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback