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Jano: hábitos alimentares do estudante universitário

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clc_designdigital_tcc_lima_fb.pdf (7.228Mb)
Autor
Lima, Felipe Bonadio de
Carneiro, João Henrique
Orientador
Ardinghi, Maria Beatriz
Data de publicação
24/11/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas específicos enfrentados pelo público-alvo, identificam-se que as causas principais para a má alimentação são: a falta de disciplina e organização, a carência de tempo na rotina conturbada e a falta de recursos monetários. Assim, buscou-se métodos e estudos envolvendo a mudança de hábito focada em sua identificação e na substituição da rotina por atividades que constroem uma boa prática. Esses meios de mudança foram influenciados, principalmente, nas pesquisas de Duhigg (2012), mostrando a dinâmica do padrinho na Associação dos Alcoólatras Anônimos; no Modelo Transteórico de Mudança de Hábito pelo Design, de Ludden e Hekkert (2014); e no Design thinking, de Vianna (et al. 2012). Com isso, propõe-se como ação projetual em design digital um aplicativo para celular, cujo objetivo é auxiliar o usuário a compreender e modificar seus costumes no sentido de uma alimentação saudável. A ferramenta apresenta tarefas que substituem a rotina e utiliza um sistema de recompensas, parte importante do hábito baseada em gamificação. O progresso do usuário é acompanhado por meio de um avatar que reflete seu desempenho, bem como pela comparação com outros usuários (que buscam o mesmo objetivo), através do placar de líderes. Dado que os universitários estão conectados nas redes sociais, intenta-se, ainda, uma campanha de divulgação do aplicativo para usuários que estejam buscando a mudança de hábitos alimentares.

Palavras-chave
Mudança de hábitos alimentares
Gamificação
Estudante universitário
Design digital
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Design Digital

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