Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Lopes, Celi EspasandinData de publicação
20/09/2022Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais especificamente o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo em vista entender o impacto delas no contexto educacional brasileiro; analisar os resultados das avaliações externas em larga escala promovidas pelo Sinaes e pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, observando a aderência de conhecimentos e competências exigidas pela Diretriz Curricular Nacional – DCN, pelo Projeto Pedagógico de Curso – PPC, pelos editais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE e pelo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Para tanto, ancorou-se nas concepções de várias gerações de avaliação em larga escala, propostas por Egon G. Guba, Yvonna S. Lincoln. Por metodologia, foram, inicialmente, realizadas uma pesquisa documental e uma grande consulta acerca da proposta nas bases de dados disponíveis tais como BDTD, SciELO, bem como uma análise nos documentos pertinentes ao tema. Na sequência aplicados questionários a 130 alunos egressos do referido curso, no período de 2012, 2015 e 2018, que realizaram ambas as avaliações (Enade e CFC) e com 12 professores em exercício docente em 2020. Tais questionários, posteriormente foram tabulados e comentados. Seguindo os parâmetros da Análise de Conteúdo, propostos por Bardin, para correlacionar os objetos de conhecimento requeridos pelos editais desses exames e a matriz curricular do curso. Os resultados evidenciam que as motivações dos alunos para a participação dos exames são diferentes, pois, enquanto o resultado do CFC tem um impacto maior na vida do estudante, já que lhe garante a obtenção do registro profissional e o exercício pleno da profissão, o resultado do Enade traz mais consequências para as IES, uma vez que classifica a Instituição de Ensino a partir da prova aplicada ao estudante. Sendo assim, muitas IES têm buscado realizar ações que conscientizem os acadêmicos da importância do comprometimento deles, ao realizar o Enade. Verificou-se também que os componentes avaliativos propostos pelos editais do Enade 2012, 2015 e 2018 e pelo CFC são compatíveis com aqueles ofertados no Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, em que se conclui que seus egressos são preparados adequadamente para realizar tais exames e enfrentar o mercado de trabalho. Ademais, constata-se que ranquear as IES, tendo por base o desempenho do aluno no Enade, pode reverberar numa escolha equivocada por parte do aluno, por qual IES pretende cursar.
The present study, linked to the Research Line Teacher Training and Pedagogical Practices and the Research Group Training and Teaching Work, seeks to analyze the large-scale evaluations of Higher Education, more specifically the National Student Performance Exam (Enade), a the components of the National Higher Education Assessment System (Sinaes), and the Federal Accounting Council (CFC) Sufficiency Exam, with a view to understanding their impact on the Brazilian educational context; analyze the results of large-scale external evaluations promoted by Sinaes and the Federal Accounting Council - CFC, observing the adherence of knowledge and skills required by the National Curricular Directive - DCN, by the Pedagogical Course Project - PPC, by the notices of the National Exam of Student Performance – ENADE and the Federal Accounting Council – CFC Sufficiency Exam. . For that, it was anchored in the conceptions of several generations of large-scale evaluation, proposed by Egon G. Guba, Yvonna S. Lincoln. In terms of methodology, initially, a documental research was carried out and a large consultation about the proposal in the available databases such as, BDTD, SciELO, as well as an analysis of the documents relevant to the topic. Subsequently, questionnaires were applied to 130 students graduating from that course, in the period of 2012, 2015 and 2018, who carried out both assessments (Enade and CFC) and with some 12 teachers in office in 2020. Such questionnaires were later tabulated and commented on, following the parameters of Content Analysis, proposed by Bardin, to correlate the objects of knowledge required by the notices of these exams and the curriculum of the course. The results show that students' motivations for participating in the exams are different, because, while the CFC result has a greater impact on the student's life, as it guarantees the obtaining of professional registration and the full exercise of the profession, the result of Enade has more consequences for HEIs, since it classifies the Educational Institution based on the test applied to the student. Therefore, many HEIs have sought to carry out actions that make academics aware of the importance of their commitment when carrying out the Enade. It was also verified that the evaluative components proposed by the 2012, 2015 and 2018 notices of Enade and by the CFC are compatible with those offered in the Pedagogical Project of the Accounting Sciences course at PUC-Campinas, in which it is concluded that its graduates are adequately prepared to perform such exams and face the job market. In addition, it appears that ranking the HEIs, based on the student's performance in Enade, can reverberate in a wrong choice on the part of the student, which HEI he intends to attend.
Palavras-chave
Exame de SuficiênciaProjeto Pedagógico
SINAES
Sufficiency Exam
Pedagogical Project