Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
Alternative Title
Inequality, Fragmentation and Segregation in the Contemporary Metropolis: Urbanization around Dom Pedro I Highway in CampinasAuthor
Advisor
Santos Junior, Wilson Ribeiro dosDate
17/02/2023Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
Arquitetura e UrbanismoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa enfoca a urbanização dos territórios situados à margem dos eixos rodoviários intraurbanos produzidos pela interação do tecido urbano de Campinas com o denso e importante sistema rodoviário que atravessa a cidade fragmentando-a em várias direções. Estes eixos rodoviários que adentram a cidade vêm se constituindo em indutores de urbanização dos territórios que se articulam em suas bordas. Pretende-se analisar a configuração espacial destes territórios bem como as dinâmicas sociais e econômicas que envolvem a forte convivência com trechos do sistema rodoviário que os conectam com a escala regional e impactam no crescimento disperso da cidade. Irá observar em especial o caso da Rodovia Dom Pedro I, símbolo da fase mais recente de expansão urbana marcada pela desigualdade e segregação socioespacial, contradições expostas em uma área que demonstra fluidez, velocidade e dinamismo atrelado à riqueza e tecnologia na região. A análise será feita a partir da compreensão histórica e das discussões acerca da urbanização, metropolização e transformações no crescimento e expansão da cidade e o estudo da morfologia urbana produzida a partir desse contexto com atenção às formas de ocupação e de bem-estar urbano nesses territórios. O principal objetivo é situar as contradições socioespaciais que permeiam as áreas lindeiras à Rodovia Dom Pedro I no município de Campinas. O forte contraste entre a formação de bairros precários e condomínios fechados, indústrias e institutos de pesquisa e tecnologia resulta na desigualdade de ocupação desse território que proporciona a essas populações modos distintos de habitar a cidade.
This research focuses on the urbanization of occupied territories located on the edges of intra-urban road axes produced by the interaction of the urban fabric of Campinas with the dense and important road system that crosses the city, fragmenting it in several directions. These road axes that enter the city have been constituting inductors of urbanization of the territories that are articulated in their borders. It is intended to analyze the spatial configuration of these territories as well as the social and economic dynamics that involve the strong coexistence with stretches of the road system that connect them with the regional scale and the impact on the dispersed growth of the city. The work seeks to look at the case of Rodovia Dom Pedro I (Dom Pedro I Highway), which is a symbol of the most recent phase of urban expansion marked by inequality and socio-spatial segregation, contradictions exposed in an area that demonstrates fluidity, speed and dynamism linked to wealth and technology in the region. The analysis will be made from the historical understanding and discussions about urbanization, metropolization and transformations in the growth and expansion of the city and the analysis of the urban morphology produced from this context with attention to the forms of occupation and urban well-being in these territories. The main objective is to situate the socio-spatial contradictions that permeate the areas bordering the Rodovia Dom Pedro I in the city of Campinas, and the strong contrast between the formation of precarious neighborhoods and private condominiums, industries and research and technology institutes and how the inequality in this territory provides a different way of inhabiting the city to each of these groups.
Keywords
Eixos rodoviários intraurbanosForma urbana
Metropolização
Desigualdade socioespacial
Intraurban road axes
Urban form
Metropolization
Socio-spatial inequality