dc.contributor.advisor | Ferreira, Luciana Haddad | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Samantha Galão | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T14:24:38Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T14:24:38Z | |
dc.date.issued | 2024-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17265 | |
dc.description.abstract | Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade
Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no
Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, este estudo
tem como objetivo geral analisar como o conceito de sustentabilidade é apresentado
no principal documento orientador dos Currículos da Educação Infantil que é a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão da pesquisa foi assim elaborada:
Como o conceito de sustentabilidade é apresentado no documento orientador do
currículo da Educação Infantil, a BNCC? Neste esteio, os seguintes objetivos
específicos são propostos: 1) identificar como os conceitos são apresentados na
literatura atual; 2) compreender como o conceito de sustentabilidade é apresentado
na BNCC. A metodologia empregada é de estudo qualitativo, de caráter bibliográfico
e documental. Consideramos importante levantar reflexões sobre a preocupação com
a sustentabilidade, no contexto do sistema capitalista, base da economia mundial, no
qual os interesses das grandes corporações prevalecem. Nessa perspectiva,
observamos que, muitas vezes, quando o termo ‘sustentabilidade’ é apresentado, se
concentra na responsabilização dos sujeitos, descentralizando-o do real impacto
social. As análises revelam que o conceito de sustentabilidade, apresentado na
BNCC, ainda está longe de abarcar as questões ambientais de forma crítica,
reforçando a concepção conservadora de sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Carried out in the Postgraduate Program in Education at the Pontificia Universidade
Católica de Campinas, in the Research Line “Teacher Training and Work”, in the
Research Group “Teacher Training and Pedagogical Practices”, this study has the
general objective of analyzing how the concept of sustainability is presented in the
main guiding document for Early Childhood Education Curricula, which is the National
Common Curricular Base (BNCC). The research question was elaborated as follows:
How is the concept of sustainability presented in the guiding document for the Early
Childhood Education curriculum, the BNCC? In this framework, the following specific
objectives are proposed: 1) identifying how concepts are presented in current
literature; 2) understanding how the concept of sustainability is presented at BNCC.
The methodology employed is a qualitative, bibliographical, and documentary study.
We consider it important to reflect on the concern for sustainability in the context of the
capitalist system, the basis of the world economy, in which the interests of large
corporations prevail. From this perspective, we observed that, often, when the term
‘sustainability’ is presented, it focuses on the responsibility of individuals,
decentralizing it from the real social impact. The analyzes reveal that the concept of
sustainability, presented at BNCC, is still far from covering environmental issues in a
critical way, reinforcing the conservative conception of sustainability. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e sustentabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Early childhood education and sustainability | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3908494275215292 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.referee | Barbosa, Andreza | |
puc.referee | Souza, Thiago Antunes | |
puc.refereeLattes | 9582894589267440 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2333371957286724 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |