dc.contributor.advisor | Ifanger, Fernanda Carolina de Araujo | |
dc.contributor.author | Caveanha, Paula Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T19:01:06Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T19:01:06Z | |
dc.date.issued | 2024-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17528 | |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou diagnosticar como a violência nas escolas se manifestou, entre
alunos, no ano de 2022 na cidade de Campinas. O ano de 2022 se justificou, devido
à retomada das aulas presenciais, bem como à restauração das interações sociais
cotidianas entre alunos e profissionais da escola. Na pesquisa foram analisados
boletins de ocorrência e procedimentos infracionais catalogados, considerando os
seguintes recortes: a idade dos alunos em conflito com a lei, o gênero de adolescentes
em conflito com a lei e das vítimas, as escolas (públicas e privadas) e a região onde
estão localizadas no município, o nível de ensino (Fundamental anos finais e Médio),
os tipos de atos infracionais, o local em que aconteceu, quem teria lavrado o boletim
de ocorrência (representante de vítimas ou representante escolar), bem como a
resposta oferecida pelo sistema de controle social formal. Foi empregada uma
abordagem multimetodológica, combinando a revisão bibliográfica e tratamentos
empíricos. A revisão bibliográfica se baseou em artigos científicos, doutrinas,
legislação e outros documentos relevantes, enquanto a pesquisa empírica
contemplou a análise dos dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de
Bardin. A técnica empregada é quali-quantitativa, consistente na análise da frequência
com que as informações apareceram e posteriormente realizaram-se inferências e
interpretações. Como principais resultados, foi possível compreender a dinâmica da
violência escolar entre alunos após a retomada das aulas presenciais, no contexto
pós-pandemia. Por fim, a investigação contribuiu para o debate sobre a violência nas
escolas, oferecendo um diagnóstico que pode servir de base para futuras iniciativas
e políticas públicas voltadas para a prevenção e o enfrentamento da violência no
contexto escolar, além de reforçar a importância de uma convivência social mais
harmônica nas escolas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the manifestation of violence among students in
schools within the city of Campinas in 2022. The year 2022 was justify by the
resumption of in-person classes, as well as the restoration of daily social interactions
between students and school professionals. In the research, police reports and
cataloged infraction procedures were analyzed, considering the following variables:
the age of the students in conflict with the law, the gender (adolescents in conflict with
the law and victims), the schools (public and private), the region within the municipality
in which they are located , the education level (Elementary Scholl, Final Years, and
High School), the types of infractions, the place where it happened, who would have
drawn up the police report (victim representative, school representative), as well as
the response offered by the formal social control system. The methodology employed
was multimethodological, combining bibliographic review and empirical approaches.
The literature review was based on scientific articles, doctrines, legislation, and other
relevant documents, while the empirical research encompassed data analysis utilizing
Bardin's content analysis technique. The employed technique is quali-quantitative,
consisting of analyzing the frequency with which information appeared and
subsequently conducting inferences and interpretations. The primary findings
elucidated the dynamics of school violence among students following the resumption
of in-person classes in the post-pandemic context. Finally, this investigation
contributed to the discourse on school violence, providing a diagnostic assessment
that may serve as a foundation for future initiatives and public policies aimed at
preventing and addressing violence in the school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | pt_BR |
dc.subject | Doutrina da Proteção Integral | pt_BR |
dc.subject | School violence | pt_BR |
dc.subject | Adolescent in conflict with the law | pt_BR |
dc.subject | The integral protection doctrine | pt_BR |
dc.title | Violência nas escolas: um fenômeno sob investigação | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5117136229774027 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5457771059463212 | pt_BR |
puc.referee | Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz | |
puc.referee | Mastrodi Neto, Josué | |
puc.refereeLattes | 9527743086394186 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6635472231072927 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |