Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIfanger, Fernanda Carolina de Araujo
dc.contributor.authorCaveanha, Paula Rodrigues
dc.date.accessioned2025-02-20T19:01:06Z
dc.date.available2025-02-20T19:01:06Z
dc.date.issued2024-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17528
dc.description.abstractA pesquisa objetivou diagnosticar como a violência nas escolas se manifestou, entre alunos, no ano de 2022 na cidade de Campinas. O ano de 2022 se justificou, devido à retomada das aulas presenciais, bem como à restauração das interações sociais cotidianas entre alunos e profissionais da escola. Na pesquisa foram analisados boletins de ocorrência e procedimentos infracionais catalogados, considerando os seguintes recortes: a idade dos alunos em conflito com a lei, o gênero de adolescentes em conflito com a lei e das vítimas, as escolas (públicas e privadas) e a região onde estão localizadas no município, o nível de ensino (Fundamental anos finais e Médio), os tipos de atos infracionais, o local em que aconteceu, quem teria lavrado o boletim de ocorrência (representante de vítimas ou representante escolar), bem como a resposta oferecida pelo sistema de controle social formal. Foi empregada uma abordagem multimetodológica, combinando a revisão bibliográfica e tratamentos empíricos. A revisão bibliográfica se baseou em artigos científicos, doutrinas, legislação e outros documentos relevantes, enquanto a pesquisa empírica contemplou a análise dos dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A técnica empregada é quali-quantitativa, consistente na análise da frequência com que as informações apareceram e posteriormente realizaram-se inferências e interpretações. Como principais resultados, foi possível compreender a dinâmica da violência escolar entre alunos após a retomada das aulas presenciais, no contexto pós-pandemia. Por fim, a investigação contribuiu para o debate sobre a violência nas escolas, oferecendo um diagnóstico que pode servir de base para futuras iniciativas e políticas públicas voltadas para a prevenção e o enfrentamento da violência no contexto escolar, além de reforçar a importância de uma convivência social mais harmônica nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the manifestation of violence among students in schools within the city of Campinas in 2022. The year 2022 was justify by the resumption of in-person classes, as well as the restoration of daily social interactions between students and school professionals. In the research, police reports and cataloged infraction procedures were analyzed, considering the following variables: the age of the students in conflict with the law, the gender (adolescents in conflict with the law and victims), the schools (public and private), the region within the municipality in which they are located , the education level (Elementary Scholl, Final Years, and High School), the types of infractions, the place where it happened, who would have drawn up the police report (victim representative, school representative), as well as the response offered by the formal social control system. The methodology employed was multimethodological, combining bibliographic review and empirical approaches. The literature review was based on scientific articles, doctrines, legislation, and other relevant documents, while the empirical research encompassed data analysis utilizing Bardin's content analysis technique. The employed technique is quali-quantitative, consisting of analyzing the frequency with which information appeared and subsequently conducting inferences and interpretations. The primary findings elucidated the dynamics of school violence among students following the resumption of in-person classes in the post-pandemic context. Finally, this investigation contributed to the discourse on school violence, providing a diagnostic assessment that may serve as a foundation for future initiatives and public policies aimed at preventing and addressing violence in the school.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectViolência nas escolaspt_BR
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectDoutrina da Proteção Integralpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectAdolescent in conflict with the lawpt_BR
dc.subjectThe integral protection doctrinept_BR
dc.titleViolência nas escolas: um fenômeno sob investigaçãopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes5117136229774027pt_BR
puc.advisorLattes5457771059463212pt_BR
puc.refereeAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
puc.refereeMastrodi Neto, Josué
puc.refereeLattes9527743086394186pt_BR
puc.refereeLattes6635472231072927pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramDireitopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples