dc.contributor.advisor | Cabral, Guilherme Perez | |
dc.contributor.author | Esteves, Karime Buchedid | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T19:38:17Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T19:38:17Z | |
dc.date.issued | 2024-12-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17532 | |
dc.description.abstract | O direito internacional reconhece a educação como um direito humano fundamental,
atribuindo-lhe o objetivo de desenvolvimento pleno da pessoa e sua capacitação para
a participação efetiva na sociedade. Atende, assim, à perspectiva iluminista em sua
pretensão de uma educação geral, atenta à formação do educando como pessoa,
trabalhador e cidadão. É um direito de todos, incluindo as pessoas encarceradas,
conforme diversos diplomas internacionais. Nessa linha, a Constituição Federal
estabelece a educação como direito social voltado aos referidos fins de
desenvolvimento da pessoa, qualificação ao trabalho e preparo para a cidadania. Em
relação ao preso, a Lei de Execução Penal assegura o direito à assistência
educacional que oriente o retorno à convivência social. Compreende a instrução
escolar e a formação profissional. No Estado de São Paulo, vigora o Programa de
Educação nas Prisões, tomando a educação como meio efetivo para a reinserção
social do preso. Como problema de pesquisa, tem-se: Qual o conteúdo normativo da
educação prisional para o exercício da cidadania, no âmbito estadual paulista? Nesse
quadro, a pesquisa tem como objetivo delimitar o sentido normativo do escopo de
preparo para o exercício da cidadania na educação prisional, especificamente no
âmbito estadual paulista. Além disso, como objetivos específicos, se propõe a: a)
analisar o direito humano fundamental à educação especificamente em sua orientação
para a cidadania, aferindo o sentido da cidadania no âmbito do Estado democrático
de Direito; b) descrever teórica e normativamente o conceito de educação prisional e
os seus objetivos; c) analisar as normas que regem os objetivos da educação no
sistema prisional, especialmente a preparação para a cidadania; d) correlacionar os
dados do sistema sobre a organização e a realização da educação prisional referentes
à sua realidade no Estado de São Paulo. Para tanto, vale-se de pesquisa documental
normativa, dedicando-se à legislação internacional, federal e estadual, a fim de
delimitar a política pública educacional prisional adotada em São Paulo, em sua
relação com o ordenamento jurídico aplicável. Vale-se, também, de pesquisa
bibliográfica, a partir de trabalhos científicos que tratam do direito à educação, dos
objetivos educacionais, em especial o preparo para a cidadania, e da educação
prisional. Espera-se como resultado, delimitar o sentido normativo da educação
prisional em sua orientação ao preparo para a cidadania, analisando as correlações
com as noções de reinserção social, não reincidência e formação profissional. Busca
aferir se e em que medida a educação prisional, em sua orientação à cidadania, não
se restringe ao preparo do preso à inserção “comportada” no mercado de trabalho. A
pesquisa alinha-se à Linha de Pesquisa Cooperação Internacional e Direitos Humanos
(PPGD). | pt_BR |
dc.description.abstract | The international law recognizes education as a fundamental human right, assigning
to it the goal of full development of the person and their qualification for effective
participation in society. It meets, thus, the illuminist perspective in its pretension of a
general education, focused on the formation of the learner as a person, worker, and
citizen. It is a right for everyone, including incarcerated people, according to the United
Nations Standard Minimum Rules for the Treatment of Prisoners. In this line, the
Federal Constitution establishes education as a social right aimed at the
aforementioned purposes of personal development, work qualification, and
preparation for citizenship. In relation to the prisoner, the Penal Enforcement Law
ensures the right to educational assistance that guides the prisoner's return to social
life. This includes schooling and professional training. In the State of São Paulo, the
Education in Prisons Program is in force, taking education as an effective means for
the prisoner's social reinsertion. In this context, the research aims to delimit the
normative meaning of the scope of preparation for the exercise of citizenship in prison
education, specifically in the state of São Paulo. In addition, the specific objectives are:
a) to map and analyze the purposes of education for citizenship, assessing the
meaning of citizenship within the democratic rule of law; b) to describe theoretically
and normatively the concept of prison education and its objectives; c) to analyze the
rules governing the objectives of education in the prison system, especially preparation
for citizenship; d) to correlate the system's data on the organization and
implementation of prison education with its reality in the state of São Paulo. To this
end, it makes use of normative documentary research, focusing on international,
federal and state legislation, in order to delimit the public prison education policy
adopted in São Paulo, in its relation to the applicable legal system. It also makes use
of bibliographical research, based on scientific works that deal with the right to
education, educational objectives, especially the preparation for citizenship, and prison
education. As a result, it is expected to delimit the normative sense of prison education
in its orientation towards preparation for citizenship, analyzing the correlations with the
notions of social reinsertion, non-recidivism and professional training. It seeks to
assess whether and to what extent prison education, in its orientation to citizenship, is
not restricted to preparing prisoners for "behaved" insertion in the labor market. The
research is aligned with the Research Line International Cooperation and Human
Rights (PPGD). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Prisional | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Reinserção Social | pt_BR |
dc.subject | Prison education | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Social Reinsertion | pt_BR |
dc.title | A educação prisional no contexto estadual paulista e o objetivo de preparo para a cidadania | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8813493603259289 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9267585007227859 | pt_BR |
puc.referee | Wermuth, Maiquel Ângelo Dezordi | |
puc.referee | Ifanger, Fernanda Carolina de Araujo | |
puc.refereeLattes | 0354947255136468 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5457771059463212 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |