dc.contributor.advisor | Casalino, Vinícius Gomes | |
dc.contributor.author | Marcili, Fernando César Domingos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T19:57:37Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T19:57:37Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17534 | |
dc.description.abstract | A internalização da educação em direitos humanos no Brasil ocorreu após a
incorporação de várias normas internacionais, especialmente após a promulgação
da Constituição Federal de 1988. A presente dissertação visa analisar essas
normativas, partindo das noções de emancipação e dominação estrutural. Para
tanto, utilizou-se dos referenciais teóricos de Theodor W. Adorno, Paulo Freire e
Itsván Mészáros, buscando extrair aspectos relacionados à dominação estrutural e à
emancipação, presentes em suas obras e a realidade brasileira. Portanto, há os
seguintes problemas a serem enfrentados: como está ocorrendo a concretização do
direito à educação em direitos humanos conforme estabelecido pelas legislações?
essas práticas estão contribuindo para a manutenção da dominação estrutural ou
conduzindo para a emancipação? Sustenta-se, como hipótese de pesquisa, que a
educação representa uma práxis de formação cultural, que visa capacitar indivíduos
conscientes de sua história e de seus direitos, preparando-os para a inserção no
mercado de trabalho, na vida política, enquanto cidadãos, e na vida social. Para
conduzir essa investigação, utilizou-se como método de pesquisa o hipotéticodedutivo. Como método procedimental para obtenção dos resultados, destaca-se a
análise documental de leis, decretos, pareceres de órgãos oficiais e planos
estratégicos de políticas públicas relacionados à temática, complementado por
pesquisa bibliográfica em doutrinas internacionais e nacionais. Os resultados obtidos
revelam que o direito à educação foi estruturado de forma a consolidar os vínculos
de dominação estruturados no sistema econômico, político e social. No entanto, os
direitos humanos só serão realizados, conforme prescrito nas normas internas,
mediante a disseminação do tema entre aqueles e aquelas que ingressarão na fase
adulta, ou seja, a quem de fato precisa apreendê-los e reconhecê-los. Nesse
contexto, esta dissertação justifica-se ante a quantidade de normas publicadas após
a promulgação da Constituição Federal de 1988, visando à integração dos direitos
humanos desde o ensino médio, caracterizado por uma etapa crucial da educação
básica, as quais devem ser vistas sob a ótica da dominação estrutural e da
emancipação. As análises realizadas no contexto do Plano Nacional de Educação
em Direitos Humanos, destacam que, em muitas regiões do país, as diretrizes ainda
não foram implementadas. Essas análises ressaltam que, embora a educação
básica pública e gratuita seja um direito, cujo dever é atribuído ao Estado e à família,
diversos fatores históricos, políticos e sociais, impactam negativamente ao direito à
educação. Portanto, tais aspectos reforçam a aderência da pesquisa na área de
concentração “Direitos Humanos e Desenvolvimento Social” e à linha de pesquisa
“Direitos Humanos e Políticas Públicas” do programa de Pós-Graduação stricto
sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The internalization of human rights education in Brazil occurred following the
incorporation of various international norms, particularly after the promulgation of the
Federal Constitution of 1988. This dissertation aims to analyze these norms based on
the notions of emancipation and structural domination. To this end, it employs the
theoretical frameworks of Theodor W. Adorno, Paulo Freire, and István Mészáros,
seeking to extract aspects related to structural domination and emancipation present
in their works and in the Brazilian reality. Therefore, the following questions arise:
how is the realization of the right to human rights education, as established by
legislation, taking place? Are these practices contributing to the maintenance of
structural domination or leading toward emancipation? The research hypothesis
asserts that education represents a praxis of cultural formation aimed at empowering
individuals aware of their history and rights, preparing them for integration into the
labor market, political life as citizens, and social life. To conduct this investigation, the
hypothetical-deductive research method was employed. As a procedural method for
obtaining results, the study highlights the documentary analysis of laws, decrees,
official opinions, and strategic public policy plans related to the subject,
complemented by bibliographic research in international and national doctrines. The
results reveal that the right to education has been structured in a way that
consolidates the bonds of domination embedded in the economic, political, and social
systems. However, human rights will only be realized, as prescribed in domestic
norms, through the dissemination of the subject among those entering adulthood—
that is, those who genuinely need to learn and recognize these rights. In this context,
this dissertation is justified by the number of norms published after the promulgation
of the Federal Constitution of 1988, aiming at the integration of human rights starting
from secondary education, a crucial stage of basic education. These norms must be
examined through the lens of structural domination and emancipation. Analyses
conducted within the framework of the National Plan for Human Rights Education
highlight that, in many regions of the country, the plan's guidelines have not yet been
implemented. These analyses emphasize that, although free and public basic
education is a right, with duties attributed to the State and families, various historical,
political, and social factors negatively impact the right to education. Therefore, such
aspects underscore the relevance of this research within the area of concentration
"Human Rights and Social Development" and the research line "Human Rights and
Public Policies" of the stricto sensu Graduate Program at the Pontifical Catholic
University of Campinas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Dominação Estrutural | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Structural Domination | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.title | Educação em e para direitos humanos no ensino médio: dominação estrutural e emancipação | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9906338977224357 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5422274869244155 | pt_BR |
puc.referee | Bahia, Alexandre Gustavo Melo Franco | |
puc.referee | Ifanger, Fernanda Carolina de Araujo | |
puc.refereeLattes | 2877462978948032 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5457771059463212 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |