dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | |
dc.contributor.author | Camelo, Luana Nunes Borges Viana | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:17:04Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:17:04Z | |
dc.date.issued | 2024-12-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17598 | |
dc.description.abstract | Trata-se de natureza qualitativa na perspectiva de uma pesquisa (auto)biográfica,
em que se considerou as narrativas de uma professora de Educação Física do 1º
ano do Ensino Fundamental a fim de analisar como seu trabalho docente impacta o
desenvolvimento da consciência corporal de seus alunos. Para tanto, buscamos
responder o seguinte problema de pesquisa: quais práticas docentes, para alunos de
1º ano do Ensino Fundamental, são narradas por uma professora de Educação
Física? Para isso, definimos como objetivo identificar e analisar a prática docente de
uma professora de Educação Física ao ministrar aulas para o 1º ano do Ensino
Fundamental e estar inserida em um espaço de formação contínua. E, também, os
seguintes objetivos específicos: 1. Discutir o processo formativo e cotidiano do
trabalho docente, especificamente relacionado à Educação Física escolar; 2.
Investigar a definição e as formas de aplicação e desenvolvimento da consciência
corporal nos primeiros anos do Ensino Fundamental; 3. Compreender, por meio das
narrativas, aspectos relativos ao trabalho docente e às atividades pedagógicas da
professora de Educação Física, bem como se as atividades propostas para as
crianças promoveram a consciência corporal; 4. Analisar se a participação da
professora nos encontros formativos, com foco na educação interdisciplinar,
favoreceu a ampliação do seu conhecimento profissional. Os resultados evidenciam
que: 1. A Educação Física, quando orientada pedagogicamente, pode ser uma
ferramenta poderosa para desenvolver a consciência corporal nas crianças, o que
contribui para o autoconhecimento e aprimoramento de habilidades motoras. 2. Os
professores de Educação Física enfrentam dilemas e desafios estruturais e
materiais, o que impacta a qualidade das aulas e a criatividade das práticas
pedagógicas. 3. A interdisciplinaridade enriquece o ensino e facilita a compreensão
do corpo e do movimento. 4. A formação contínua e o trabalho colaborativo são
fundamentais para que os professores consigam adaptar suas práticas e atender
melhor às necessidades dos alunos. 5. A prática de atividades diversificadas, bem
como a repetição dos movimentos, foram consideradas importantes para aprimorar
a consciência corporal e a autoconfiança dos alunos, especialmente aqueles com
mais dificuldades. Como conclusão, esta pesquisa destaca a importância da
disciplina de Educação Física como esse para desenvolver a consciência corporal
desde a infância, integrando aspectos motores, cognitivos e socioemocionais para
promover o bem-estar integral. Defende também a formação contínua e a
colaboração interdisciplinar entre os educadores na criação de práticas educativas
que, além de estimular as crianças, valorizem a saúde física e mental ao longo da
vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | This is a qualitative study from the perspective of (auto)biographical research, which
considered the narratives of a Physical Education teacher in the 1st year of Elementary
School in order to analyze how her teaching work impacts the development of body
awareness in her students. To this end, we sought to answer the following research
problem: what teaching practices for 1st year Elementary School students are narrated
by a Physical Education teacher? To this end, we defined as an objective to identify
and analyze the teaching practice of a Physical Education teacher when teaching
classes for the 1st year of Elementary School and being inserted in a space of
continuous training. And, also, the following specific objectives: 1. To discuss the
formative and daily process of teaching work, specifically related to Physical Education
at school; 2. To investigate the definition and forms of application and development of
body awareness in the first years of Elementary School; 3. To understand, through the
narratives, aspects related to the teaching work and the pedagogical activities of the
Physical Education teacher, as well as whether the activities proposed for the children
promoted body awareness; 4. To analyze whether the teacher's participation in training
sessions, focusing on interdisciplinary education, favored the expansion of her
professional knowledge. The results show that: 1. Physical Education, when
pedagogically guided, can be a powerful tool for developing body awareness in
children, which contributes to self-knowledge and improvement of motor skills. 2.
Physical Education teachers face structural and material dilemmas and challenges,
which impact the quality of classes and the creativity of pedagogical practices. 3.
Interdisciplinarity enriches teaching and facilitates understanding of the body and
movement. 4. Continuous training and collaborative work are essential for teachers to
be able to adapt their practices and better meet the needs of students. 5. The practice
of diversified activities, as well as the repetition of movements, were considered
important for improving body awareness and self-confidence of students, especially
those with more difficulties. In conclusion, this research highlights the importance of
Physical Education as a discipline to develop body awareness from childhood,
integrating motor, cognitive and socio-emotional aspects to promote comprehensive
well-being. It also advocates continuous training and interdisciplinary collaboration
between educators in the creation of educational practices that, in addition to
stimulating children, value physical and mental health throughout life. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Consciência Corporal | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Body Awareness | pt_BR |
dc.subject | School Physical Education | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.title | Corpo em movimento: narrativas de uma professora de educação física e o desenvolvimento da consciência corporal no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6292366608680039 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Mercadante, Luciano Allegretti | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0927976886906041 | pt_BR |
puc.center | Não se aplica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |