dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Gasparone, Nathalia Tavares | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:25:52Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:25:52Z | |
dc.date.issued | 2025-01-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17599 | |
dc.description.abstract | Esta investigação vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa
Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica, em torno da
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e, de modo mais
específico, os debates sobre a formação de professores alfabetizadores e o ensino e
a aprendizagem da leitura e da escrita. Diante disto, no que se refere à alfabetização,
ela sempre ocupou as pautas educacionais e frequentemente se configura em um
campo de grandes debates, afinal, há diferentes concepções de alfabetização no
campo pedagógico e opiniões divergentes a respeito de tais práticas. Este cenário,
por sua vez, não contribui para a compreensão do professor e pode,
consequentemente, afetar a sua prática docente. As vivências na Educação Infantil e
o ingresso no Ensino Fundamental representam grandes marcos na vida de uma
criança. A literatura indica que, na maior parte das vezes, as experiências vividas na
Educação Infantil não são consideradas no momento de ingresso no Ensino
Fundamental. Pesquisas direcionadas a este tema são relevantes e de grande
importância, pois permitem o entendimento de como vem ocorrendo a transição da
criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e como a apropriação da
linguagem escrita, bem como a alfabetização, vêm sendo exploradas nas práticas
pedagógicas docentes, nesse processo de passagem. Portanto, a questão norteadora
desta pesquisa foi: que atividades simbólicas se desenvolvem em um 1° ano do
Ensino Fundamental que possibilitem continuidades em relação à Educação Infantil
de forma a subsidiar o processo de alfabetização? O objetivo foi analisar as
percepções de professoras, estudantes e seus familiares, quanto ao processo de
apropriação da linguagem escrita e da leitura, no 1° ano do Ensino Fundamental, bem
como oportunidades de realização de outras atividades simbólicas, próprias da
infância. O método caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e para a produção
do material empírico foram realizadas observações em duas salas de aula de 1º ano,
entrevistas com os alunos, mediadas por um jogo, no formato de conversas, e
entrevistas semiestruturadas com as professoras e com mães de alunos. O estudo foi
realizado em uma instituição pública municipal de ensino. Os resultados possibilitaram
identificar que é possível um investimento nas práticas envolvendo os precursores da
escrita, como a produção de desenhos, a produção oral e as brincadeiras de faz de
conta incorporando elementos da cultura escrita. Essas práticas podem se constituir
em continuidades entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, fazendo com
que as crianças se aproximem desse universo simbólico, incluindo a própria
linguagem escrita. A aproximação com as práticas sociais de uso da escrita em
contextos de brincadeiras e a representação pelo desenho como um auxiliar de
memória, podem potencializar um processo de alfabetização que promova
continuidades entre as etapas, tornando esse processo de alfabetização mais
significativo para as crianças, contrapondo-se a práticas de repetição e treinos
motores que não garantem a reflexão por parte das crianças e, desta maneira,
permitindo também que a passagem de uma etapa para a outra ocorra de uma
maneira mais cuidadosa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is linked to the Teacher Training and Pedagogical Practices Research
Line and supports the studies carried out within the Languages, Human Development
and Pedagogical Activity Research Group, around the transition from Early Childhood
Education to Primary Education and, more specifically, the debates on the training of
literacy teachers and the teaching and learning of reading and writing. Literacy has
always been discussed as an important educational issue and has always been the
center of important debates in the educational field due to different aproaches and
definitions about literacy in the pedagogical area. These facts can cause a confusing
cenario to many teachers. This scenario, in turn, does not contribute to teachers' clear
comprehension about the theme and may, consequently, affect teaching practices.
The experiences in Early Childhood Education and the entrance into Elementary
School represent great milestones in a child’s life. Literature reviews have often shown
that the experiences lived in Early Childhood Education are not taken into
consideration at the time students start Elementary School. Research on this topic is
extremely important and has its relevance for they will allow the comprehension of how
the transition from kindergarten to elementary school is taking place, as well the
appropriation of written language and literacy have been occurring through
pedagogical teaching practices. The guiding question of this research was: what
symbolic activities are developed in the first year of elementary school that allow for
continuity in relation to early childhood education in order to support the literacy
process? The goal of this research was to analyze the perceptions of teachers,
students and their families regarding the process of appropriating written language and
reading in the first year of elementary school, as well as opportunities to carry out other
symbolic activities typical of childhood. The research method was characterized by a
qualitative approach and to produce the empirical material, observations were made
in 2 First Grades classrooms, interviews with the students, mediated by a game, in the
format of conversations, and semi-structured interviews with the teachers and also with
some students' mothers. The study was carried out in a municipal public school. The
results showed that it is possible to invest in practices involving the precursors of
writing, such as drawing, oral production and make-believe games, incorporating
elements of written culture. These practices can become continuities between Early
Childhood Education and Primary School, bringing children closer to this symbolic
universe, including written language itself. Getting closer to the social practices of
using writing in contexts of play and representation through drawing as a memory aid
can enhance a literacy process that promotes continuity between the stages, making
this literacy process more meaningful for the children, as opposed to practices of
repetition and motor training that do not guarantee reflection on the part of the children
and, in this way, also allowing the transition from one stage to the next to take place in
a more careful manner. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Transição entre etapas da educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Práticas discursivas de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Transition between education stages | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Discursive literacy practices | pt_BR |
dc.title | Atividades simbólicas no 1° ano: possibilidades de continuidades entre a educação infantil e o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6913083570387754 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Nogueira, Gabriela Medeiros | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2553118091005628 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |