Show simple item record

dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorFideles, Samuel Coelho
dc.date.accessioned2025-03-20T19:43:45Z
dc.date.available2025-03-20T19:43:45Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17681
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, sobretudo em torno da temática dos processos de transição que ocorrem na trajetória escolar. Nosso objetivo é analisar as significações atribuídas por estudantes à transição do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano do Ensino Médio, e suas implicações para uma prática pedagógica humanizadora. A partir de uma aproximação entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Humanizadora de Paulo Freire, olhamos para a adolescência para além de uma visão naturalizante e patologizante. A técnica escolhida para produção do material empírico, nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi a do grupo focal com adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram dois encontros com cada grupo, ocorridos entre outubro e dezembro de 2023. Os dados produzidos foram analisados em dois eixos temáticos: a dimensão das (re)produções de discursos sobre o Ensino Médio e a dimensão das experiências. A partir de uma análise na perspectiva interacionista, compreendemos que o processo de significação sobre a transição para o Ensino Médio é marcado por aspectos culturais, sociais e históricos. Muitos discursos contribuem para a promoção do medo em relação à próxima etapa, o que não se confirma, pois, os estudantes afirmam não ser tão difícil quanto falavam, questionando os discursos que geravam medo. Por outro lado, relatam que o grande contraste em relação ao Ensino Fundamental, é lidar com a pressão de ter que pensar na escolha profissional e se preparar para o vestibular. Neste sentido, para a promoção de uma pedagogia humanizadora ao longo do processo de transição para o Ensino Médio, se faz necessário construir uma relação dialógica entre professoreducando que, levando em consideração os conflitos e preocupações dos estudantes, promova um enfrentamento de sua realidade.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s research, conducted within the Graduate Program in Education at PUCCampinas, in the line of Teacher Education and Pedagogical Practices, supports the studies carried out by the Research Group on Teacher Education and Work, particularly regarding the theme of transition processes in the school trajectory. Our goal is to analyze the meanings attributed by students to the transition from the 9th grade of Elementary School to the 1st year of High School and its implications for a humanizing pedagogical practice. Drawing on a connection between HistoricalCultural Theory and Paulo Freire’s Humanizing Pedagogy, we approach adolescence beyond a naturalizing and pathologizing perspective.The technique chosen for the production of empirical material in this qualitative research was the focus group method, conducted with 9th-grade Elementary School students and 1st-year High School students from a private school in the interior of São Paulo state. In total, two sessions were held with each group between October and December 2023. The data produced were analyzed across two thematic axes: the dimension of (re)productions of discourses about High School and the dimension of experiences. From an interactionist analytical perspective, we understand that the process of attributing meaning to the transition to High School is shaped by cultural, social, and historical aspects. Many discourses contribute to fostering fear regarding the next stage, which is not corroborated by the students, as they affirm that it is not as difficult as they were led to believe, challenging the fear-inducing narratives. On the other hand, they report that the significant contrast with Elementary School lies in dealing with the pressure of having to think about career choices and preparing for university entrance exams. In this sense, to promote a humanizing pedagogy throughout the transition process to High School, it is necessary to build a dialogical relationship between teacher and student that, considering the students’ conflicts and concerns, fosters an engagement with their reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPedagogia Humanizadorapt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectHumanizing Pedagogypt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Theorypt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleAdolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0881970035021899pt_BR
puc.advisorLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeFerreira, Luciana Haddad
puc.refereeMurgo, Camélia Santina
puc.refereeLattes0247458923893398pt_BR
puc.refereeLattes1873165740888778pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record