dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Fideles, Samuel Coelho | |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T19:43:45Z | |
dc.date.available | 2025-03-20T19:43:45Z | |
dc.date.issued | 2024-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17681 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Educação da PUC-Campinas, na linha de Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas, subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa
Formação e Trabalho Docente, sobretudo em torno da temática dos processos de
transição que ocorrem na trajetória escolar. Nosso objetivo é analisar as significações
atribuídas por estudantes à transição do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano
do Ensino Médio, e suas implicações para uma prática pedagógica humanizadora. A
partir de uma aproximação entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia
Humanizadora de Paulo Freire, olhamos para a adolescência para além de uma visão
naturalizante e patologizante. A técnica escolhida para produção do material empírico,
nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi a do grupo focal com adolescentes do
9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular
do interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram dois encontros com cada grupo,
ocorridos entre outubro e dezembro de 2023. Os dados produzidos foram analisados
em dois eixos temáticos: a dimensão das (re)produções de discursos sobre o Ensino
Médio e a dimensão das experiências. A partir de uma análise na perspectiva
interacionista, compreendemos que o processo de significação sobre a transição para
o Ensino Médio é marcado por aspectos culturais, sociais e históricos. Muitos
discursos contribuem para a promoção do medo em relação à próxima etapa, o que
não se confirma, pois, os estudantes afirmam não ser tão difícil quanto falavam,
questionando os discursos que geravam medo. Por outro lado, relatam que o grande
contraste em relação ao Ensino Fundamental, é lidar com a pressão de ter que pensar
na escolha profissional e se preparar para o vestibular. Neste sentido, para a
promoção de uma pedagogia humanizadora ao longo do processo de transição para
o Ensino Médio, se faz necessário construir uma relação dialógica entre professoreducando que, levando em consideração os conflitos e preocupações dos estudantes,
promova um enfrentamento de sua realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This master’s research, conducted within the Graduate Program in Education at PUCCampinas, in the line of Teacher Education and Pedagogical Practices, supports the
studies carried out by the Research Group on Teacher Education and Work,
particularly regarding the theme of transition processes in the school trajectory. Our
goal is to analyze the meanings attributed by students to the transition from the 9th
grade of Elementary School to the 1st year of High School and its implications for a
humanizing pedagogical practice. Drawing on a connection between HistoricalCultural Theory and Paulo Freire’s Humanizing Pedagogy, we approach adolescence
beyond a naturalizing and pathologizing perspective.The technique chosen for the
production of empirical material in this qualitative research was the focus group
method, conducted with 9th-grade Elementary School students and 1st-year High
School students from a private school in the interior of São Paulo state. In total, two
sessions were held with each group between October and December 2023. The data
produced were analyzed across two thematic axes: the dimension of (re)productions
of discourses about High School and the dimension of experiences. From an
interactionist analytical perspective, we understand that the process of attributing
meaning to the transition to High School is shaped by cultural, social, and historical
aspects. Many discourses contribute to fostering fear regarding the next stage, which
is not corroborated by the students, as they affirm that it is not as difficult as they were
led to believe, challenging the fear-inducing narratives. On the other hand, they report
that the significant contrast with Elementary School lies in dealing with the pressure of
having to think about career choices and preparing for university entrance exams. In
this sense, to promote a humanizing pedagogy throughout the transition process to
High School, it is necessary to build a dialogical relationship between teacher and
student that, considering the students’ conflicts and concerns, fosters an engagement
with their reality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Humanizadora | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Humanizing Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Historical-Cultural Theory | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.title | Adolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0881970035021899 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Murgo, Camélia Santina | |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1873165740888778 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |