dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Almeida, Helena Ferrari de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T13:05:10Z | |
dc.date.available | 2025-03-24T13:05:10Z | |
dc.date.issued | 2025-02-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17698 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de mestrado acadêmico, se desenvolveu na linha de pesquisa de
Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi desenvolvida no grupo de pesquisa
Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, GRAPSE. No século XXI, a
qualidade das Universidades está, cada vez mais, sendo monitorada e influenciada
por instrumentos de avaliações externas, como é o caso dos rankings acadêmicos
nacionais e internacionais. As universidades católicas brasileiras (UCBs)
compartilham uma identidade cristã presente em suas missões, princípios e valores
ético-morais, sendo governadas por diretrizes tanto do Sistema Federal de Ensino
quanto da Santa Sé, o que as distingue das demais instituições. Elas ganham
destaque ao somar-se às universidades estatais na construção de sistemas de
Educação Superior. Diante desse cenário, formulou-se o seguinte problema de
pesquisa: quais e como os resultados dos rankings, índices e tabelas classificatórias
nacionais e internacionais, em perspectiva comparada, estão sendo utilizados pelas
UCBs, por meio de seus websites e mídias digitais, para a divulgação de suas
conquistas? Almejando responder à questão levantada, definiu-se como objetivo geral
mapear e analisar, numa perspectiva comparada, a forma como as UCBs usam os
resultados de seus desempenhos nos rankings, índices e tabelas classificatórias,
nacionais e internacionais, por meio de mídias digitais, tais como página web oficial e
perfis oficiais do Instagram e Facebook, apontando as tendências publicitárias e
especificidades predominantes. Três são os objetivos específicos: (i) estudar as
características das UCBs e a questão da sua qualidade à luz dos rankings nacionais
e internacionais; (ii) mapear os usos que as UCBs realizam em suas mídias digitais
sobre os resultados obtidos nas avaliações nacionais e internacionais; (iii) analisar
comparativamente os usos que as UCBs realizam em suas mídias digitais sobre os
resultados obtidos nos processos avaliativos. Quanto ao método, optou-se por uma
pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo analítico. Além da pesquisa teórica,
que apresenta os debates sobre rankings dos últimos anos, houve uma pesquisa
inicial com o mapeamento e posteriormente a análise das UCBs. Foi revelado que
cada uma delas ajusta suas estratégias digitais conforme o público e os objetivos
institucionais. Das 18 universidades, oito se destacaram em rankings internacionais e
dez em nacionais, evidenciando prioridades distintas no uso das mídias digitais. A
escolha de conteúdos, formatos e discursos reflete a busca por fortalecer a identidade
institucional e ampliar a visibilidade, confirmando o papel central das mídias digitais
na construção de sua reputação e alcance. Conclui-se, portanto, que ao enfatizar sua
posição de liderança, seja de forma global, nacional ou regional, as universidades
buscam criar uma narrativa de sucesso e excelência acadêmica que seja reconhecida
não só por seus estudantes e comunidade, mas também por futuros alunos,
acadêmicos e potenciais parceiros institucionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This academic Master's research was developed within the Public Policy in Education
research line of the Graduate Program in Education at Pontifical Catholic University of
Campinas and was carried out in the research group Evaluation, Policies and
Educational Systems Group (GRAPSE). In the 21st century, the quality of universities
is increasingly monitored and influenced by external assessment instruments, such as
national and international academic rankings. Brazilian Catholic universities (BCUs)
share a Christian identity reflected in their missions, principles, and ethical-moral
values, governed by guidelines from both the Federal Education System and the Holy
See, which distinguishes them from other institutions. They gain prominence by joining
state universities in building Higher Education systems. Against this backdrop, the
following research problem was formulated: what are the national and international
rankings, indexes, and classification tables results, and how are they being used by
BCUs in a comparative perspective through their websites and digital media to
publicize their achievements? To answer this question, the general objective was
defined as mapping and analyzing, from a comparative perspective, how BCUs use
the results of their performance in national and international rankings, indexes, and
classification tables through digital media, such as official websites and Instagram and
Facebook profiles, highlighting advertising trends and predominant specificities. The
specific objectives are threefold: (i) to study the characteristics of BCUs and the issue
of their quality in light of national and international rankings; (ii) to map the uses that
BCUs make of their digital media regarding the results obtained in national and
international evaluations; (iii) to comparatively analyze the uses that BCUs make of
their digital media regarding the results obtained in evaluative processes. As for the
method, a descriptive-analytical qualitative-quantitative research approach was
chosen. In addition to theoretical research, which presents debates on rankings in
recent years, there was an initial survey with the mapping and subsequent analysis of
BCUs. It was revealed that each adjusts its digital strategies according to the audience
and institutional objectives. Of the 18 universities, eight stood out in international
rankings and ten in national ones, highlighting different priorities in the use of digital
media. The choice of content, formats, and discourses reflects the quest to strengthen
institutional identity and increase visibility, confirming the central role of digital media
in building their reputation and reach. Therefore, it is concluded that by emphasizing
their leadership position, whether globally, nationally, or regionally, universities seek to
create a narrative of success and academic excellence recognized not only by their
students and community but also by future students, academics, and potential
institutional partners. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Governança Universitária | pt_BR |
dc.subject | Rankings Acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Universidades Católicas | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.subject | Higher Education Assessment | pt_BR |
dc.subject | University Governance | pt_BR |
dc.subject | Academic Rankings | pt_BR |
dc.subject | Catholic Universities | pt_BR |
dc.title | Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias nas universidades católicas brasileiras: usos dos resultados via mídias digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7734614305969543 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Silva, Marco Wandercil da | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0052949409202192 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |