dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Pissolito, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T13:19:13Z | |
dc.date.available | 2025-03-24T13:19:13Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17699 | |
dc.description.abstract | Geoética é tema central de debates realizados por geocientistas ao redor do mundo que se
preocupam com a perspectiva ética em relação a questões socioambientais, sendo a ética um
campo próprio do conhecimento da área de Filosofia e esta pesquisa, em nível de mestrado
acadêmico, na linha de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação e
financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES,
articula-se com o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, CPTEn, subsidiado
pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. A Educação
Ambiental visa a construção integral de educandos, sobretudo, para o exercício da cidadania e
o consumo consciente de elementos naturais, sendo componente primordial da Educação
brasileira e que necessita da integralidade articulada de caráter formal e não formal em todos
os níveis e modalidades do processo educativo, conforme a Política Nacional de Educação
Ambiental, PNEA, instituída pela Lei nº 9.795/99. Tem-se como problema da pesquisa a
indagação: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética? A
hipótese da investigação está na possibilidade de desconhecimento técnico de aspectos
atinentes à transição energética por parte de educadores, na consideração de ausência do tema
nos cursos de formação inicial. O objetivo geral consiste em compreender o que dizem os
educadores de escolas públicas sobre a transição energética. Nesta perspectiva, os objetivos
específicos são: (i) identificar a relação da Educação Ambiental com o conceito sobre energia
e seus tipos, bem como a Geoética no contexto da transição energética; (ii) analisar o impacto
das políticas públicas em questões socioambientais; (iii) analisar os discursos de educadores
de escolas públicas em torno da tomada de posição ética socioambiental. A metodologia
definida corresponde à pesquisa predominantemente qualitativa, sem desprezar dados
quantificáveis, pesquisa documental em torno da legislação sobre o tema; pesquisa
exploratória de campo com a utilização de questionário como instrumento de investigação e
produção de material empírico. O lócus se refere a duas escolas públicas no município de
Paulínia, no interior do estado de São Paulo, correspondentes às extremidades regionais em
que estão localizadas. Os participantes da pesquisa são educadores do Ensino Fundamental. A
singularidade da pesquisa está na inovação da temática frente a necessidade de produção de
estudos sobre a transição energética considerando a ausência da discussão em produções
acadêmicas, averiguadas na revisão de literatura, realizada no período de maio de 2023/2024,
nas publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd,
no Grupo de Trabalho (GT) 22, respectivo à Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Geoethics is a central theme of debates carried out by geoscientists around the world who are
concerned with the ethical perspective in relation to environmental issues, ethics being a field
of knowledge in the area of Philosophy and this research, at the level of an academic master's
degree, in the Public Policies line of the Postgraduate Program in Education and funded by
the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, is articulated
with the Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, CPTEn, subsidized by the
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. Environmental education
is aimed at the integral construction of students, above all, for the exercise of citizenship and
the conscious consumption of natural elements. It is a fundamental component of Brazilian
education and requires the articulated integrality of formal and non-formal character at all
levels and modalities of the educational process, according to the Política Nacional de
Educação Ambiental, PNEA, instituted by Law No. 9.795/99. The research problem is: what
do public school educators say about the energy transition? The research hypothesis lies in the
possibility that educators and managers lack technical knowledge of aspects relating to the
energy transition, considering the absence of the subject in initial training courses. The
general objective is to understand what public school teachers say about the energy transition.
From this perspective, the specific objectives are: (i) to identify the relationship between
Environmental Education and the concept of energy and its types, as well as Geoethics in the
context of the energy transition; (ii) to analyze the impact of public policies on
socio-environmental issues; (iii) to analyze the speeches of public school educators around
taking a socio-environmental ethical position. The methodology defined corresponds to
predominantly qualitative research, without disregarding quantifiable data, documentary
research into legislation on the subject; exploratory field research using a questionnaire as
research tools and the production of empirical material. The locus refers to two public schools
in the municipality of Paulínia, São Paulo, corresponding to the regional extremities in which
they are located. The research participants are elementary school teachers. The uniqueness of
the research lies in the innovation of the theme in the face of the absence of discussion in
academic productions verified in the literature review, carried out in the period of May
2023/2024, in the publications of the Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Educação, ANPEd, in Grupo de Trabalho (GT) 22, respective to Environmental Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Geoética | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Geoethics | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Energy | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0245217092420376 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Huarcaya, Alex Sánchez | |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2641497365613078 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |