dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Cilento, Andrea Chiarelli | |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T13:27:27Z | |
dc.date.available | 2025-03-27T13:27:27Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17710 | |
dc.description.abstract | Trata-se de pesquisa-intervenção de mestrado, de caráter qualitativo. Tem como
objetivo geral analisar um processo de apropriação do gênero relatório de Educação
Infantil por graduandas de Pedagogia e os impactos desse processo na qualificação
de seus discursos e práticas. Os objetivos específicos são: Identificar transformações
nos relatórios de aprendizagem produzidos em momentos diferentes por um mesmo
grupo de graduandas de Pedagogia, antes e após mediação pedagógica pela
pesquisadora e construir um modelo de análise para a descrição da estrutura e do
funcionamento do gênero de texto relatório de aprendizagem na Educação Infantil.
Uma instituição de ensino superior situada na região metropolitana de Campinas foi o
campo e seis estudantes de Pedagogia as participantes. Os resultados foram
produzidos durante sete encontros formativos a partir do seguinte material empírico:
roteiros pré-elaborados para análises da produção de relatórios de aprendizagem;
atividades de expressão artística e os relatórios de desenvolvimento e aprendizagem
elaborados pelas graduandas. As análises foram feitas pela pesquisadora em
conjunto com as participantes e focalizaram dois momentos diferentes: antes e depois
de mediação pedagógica. Desse processo resultou uma proposta para a estruturação
textual do gênero relatório de aprendizagem na Educação infantil validada pelas
participantes. O aporte teórico da pesquisa colocou em diálogo autores da área da
Educação e da Linguística Aplicada. Dialogamos por esse caminho com diversos
autores Ana Luíza Smolka (teoria histórico-cultural vigotskiana); Anna Rachel
Machado (proposição de sequências didáticas e interdisciplinaridade para o trabalho
com gêneros na formação de professores); Luciana Ostetto (prática pedagógica na
Educação Infantil); Angela Kleiman (letramento docente); Mikhail Bakhtin (conceitos
de dialogismo textual, plasticidade e estilo dos gêneros textuais); Bernard Schneuwly
e Joaquim Dolz (operações da produção textual e implementação de sequências
didáticas como metodologia para o trabalho pedagógico com gêneros textuais). A
partir dos eixos de análise: (i) evolução de cada participante quanto à apropriação do
gênero relatório de desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil e (ii)
desenvolvimento de cada participante quanto à apropriação de saberes pedagógicos
referentes à prática docente em Educação Infantil, destacaram-se como resultados:
a indissociabilidade entre tais saberes por terem sido construídos concomitantemente
pelas participantes, a validação da potência dos gêneros textuais como instrumentos
na formação docente e a ascensão da sensibilidade como alicerce para os referidos
desenvolvimentos. Destarte, ressaltou-se a necessidade de investimentos em
letramento, protagonismo e sensibilidade docente tanto na formação inicial, quanto na
continuada, vinculados aos contextos reais de atuação em serviço. Para tal, o perfil
do formador requer habilidades sociais e estéticas, extrapolando as de cunho apenas
técnico-pedagógico. Diante do exposto, estudantes de Pedagogia e professores em
serviço que são expostos ao trabalho com gêneros textuais relacionados à prática
docente real (de acordo com a perspectiva histórico-cultural), têm sua
profissionalidade, sensibilidade e intelectualidade respeitadas e desenvolvidas.
Portanto, o trabalho contribui para a linha de pesquisa a que está vinculado: Formação
de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Linguagens,
Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica | pt_BR |
dc.description.abstract | This is a master's degree intervention research, of a qualitative nature, linked to the
research line Teacher Training and Pedagogical Practices and the Languages, Human
Development and Pedagogical Activity Research Group. Its general objective is to
analyze a process of appropriation of the Early Childhood Education report genre by
Pedagogy undergraduates and the impacts of this process on the qualification of their
speeches and practices. The specific objectives are: Identify transformations in
learning reports produced at different times by the same group of Pedagogy
undergraduates, before and after pedagogical mediation by the researcher, and build
an analysis model to describe the structure and functioning of the report text genre
learning in Early Childhood Education. A higher education institution located in the
metropolitan region of Campinas was the field and six Pedagogy students were the
participants. The results were produced during seven training meetings based on the
following empirical material: pre-prepared scripts for analyzing the production of
learning reports; artistic expression activities and development and learning reports
prepared by undergraduate students. The analyzes were carried out by the researcher
together with the participants and focused on two different moments: before and after
pedagogical mediation. This process resulted in a proposal for the textual structuring
of the learning report genre in Early Childhood Education, validated by the participants.
The theoretical contribution of the research brought authors from the field of Education
and Applied Linguistics into dialogue from the perspective of Vygotskian historicalcultural theory presented by Ana Luísa Smolka. The study was based on: Anna Rachel
Machado (proposition of didactic sequences and interdisciplinarity for working with
genres in teacher training); Luciana Ostetto (pedagogical practice in Early Childhood
Education); Angela Kleiman (teaching literacy); Mikhail Bakhtin (concepts of textual
dialogism, plasticity and style of textual genres); Bernard Schneuwly and Joaquim Dolz
(textual production operations and implementation of didactic sequences as a
methodology for pedagogical work with textual genres). Based on the axes of analysis:
(i) evolution of each participant regarding the appropriation of the development and
learning report genre in Early Childhood Education and (ii) development of each
participant regarding the appropriation of pedagogical knowledge regarding teaching
practice in Early Childhood Education, the results highlighted: the inseparability
between such knowledge because it was constructed concomitantly by the
participants, the validation of the power of textual genres as instruments in teacher
training and the rise of sensitivity as a foundation for the aforementioned
developments. Therefore, the need for investments in literacy, protagonism and
teaching sensitivity was highlighted both in initial and continued training, linked to the
real contexts of service work. To achieve this, the trainer's profile requires social and
aesthetic skills, going beyond those of a purely technical-pedagogical nature. Given
the above, Pedagogy students and in-service teachers who are exposed to working
with textual genres related to real teaching practice (according to the historical-cultural
perspective), have their professionality, sensitivity and intellectuality respected and
developed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação na Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento docente | pt_BR |
dc.subject | Relatório e Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Assessment in Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching literacy | pt_BR |
dc.subject | Report and Teacher Training | pt_BR |
dc.title | Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Importance of text genre learning report in early education for teacher improvement | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5630688933374780 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Barbosa, Andreza | |
puc.referee | Maia, Marta Nidia Varella Gomes | |
puc.refereeLattes | 9582894589267440 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1999281200189715 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |