Transições para a sustentabilidade: um estudo sobre uma rede escolar na perspectiva do ODS 7
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Autor
Dutra, Eduardo Carlos
Orientador
Conti, Diego de MeloData de publicação
26/02/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
SustentabilidadeDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho se propôs investigar a implementação de energia solar em uma rede de
escolas particulares localizada no Sudoeste de São Paulo, abrangendo da educação
infantil ao ensino médio. Para tanto, foi empregada uma abordagem exploratória, que
possibilitou uma análise mais aprofundada sobre o impacto desta transição
energética. Para tal, a pesquisa foi realizada a partir da combinação de entrevistas
semiestruturadas com gestores das escolas e observações diretas nas escolas,
permitindo um entendimento mais humanizado e detalhado sobre como a transição
para fontes de energia renovável está sendo experimentada dentro das instituições.
Essas entrevistas foram feitas no intuito de entender os benefícios econômicos que a
energia solar trouxe, mas também as mudanças na cultura institucional e na
percepção da comunidade escolar. Os resultados demonstram que a implementação
de energia solar trouxe percepções bastante positivas para as escolas. A maior
vantagem foi a redução em até 30% das contas de energia elétrica, o que gerou
economia, frequentemente usada em melhorias na infraestrutura das escolas ou
novos projetos pedagógicos. Além disso, a adoção de energia solar se tornou uma
combustão para o fortalecimento da imagem das escolas, que passaram a ser vistas
como mais comprometidas com o consumo de energia limpa e com a responsabilidade
socioambiental. This study set out to investigate the implementation of solar energy in a network of
private schools located in the southwest of São Paulo, covering kindergarten through
high school. To this end, an exploratory approach was used, which allowed for a more
in-depth analysis of the impact of this energy transition. To this end, the research was
conducted through a combination of semi-structured interviews with school
administrators and direct observations in the schools, allowing for a more humanized
and detailed understanding of how the transition to renewable energy sources is being
experienced within the institutions. These interviews were conducted with the aim of
understanding the economic benefits that solar energy has brought, but also the
changes in the institutional culture and the perception of the school community. The
results demonstrate that the implementation of solar energy has brought very positive
perceptions to the schools. The greatest advantage was the reduction of up to 30% in
electricity bills, which generated savings, often used in improvements to the schools'
infrastructure or new pedagogical projects. Furthermore, the adoption of solar energy
has become a fuel for strengthening the image of schools, which have come to be seen
as more committed to clean energy consumption and environmental responsibility.
Palavras-chave
Segurança EnergéticaODS 7
Energias Renováveis
Energia Solar
Energy Security
SDG 7
Renewable Energy
Solar Energy