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Desenvolvimento da Doutrina Social da Igreja no Magistério de João Paulo II

Título alternativo
Development of the Church’s Social Doctrinein the Magisterium of John Paul II
Autor
Frezzato, Anderson
Broleze, Adriano
Data de publicação
//2023
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo apresenta os principiais fundamentos da Doutrina Social da Igreja desenvolvidos e aplicados ao pensamento social do Papa João Paulo II. Desde a Rerum Novarum (15 de maio de 1981), publicada por Leão XIII, a Igreja, de modo mais explicito, começou um labor de sistematizar seu pensamento social, cuja base de assenta, sem dúvidas, no Evangelho de Jesus. Objetiva-se, assim expor, as principais ideias do ensino social apresentadas em suas Encíclicas, notadamente, aquelas que possuem reflexão já incorporadas ao Magistério Social eclesial. O trabalho se divide em duas partes: a primeira, de cunho mais histórico, procurará colocar os principais fatores históricos, sociais e eclesiológicos que motivaram o surgimento do ensino social da Igreja e sua ressonância no Magistério, destacando: o papel de Leão XIII e a importância da Rerum Novarum (1891; de Pio XI com a Quadragesimo Anno (1931); as mensagens radiofônicas de Pio XII; João XXIII e a Mater et Magistra (1961) e Pacem in Terris (1963); Paulo VI com a Populorum Progressio (1967) e o Concílio Vaticano II com a Constituição Dogmática Gaudium et Spes (1965). Na segunda parte serão apontadas as principais temas e questões levantadas por João Paulo II em seu Magistério Social apresentadas na Laborem Exercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis (1987) e Centesimus Annus (1991).
 
This article presents the main foundations of the Church’s Social Doctrine developed and applied to the social thought of Pope John Paul II. Since Rerum Novarum (May 15, 1981), published by Leo XIII, the Church, in a more explicit way, began to work to systematize its social thought, whose basis is, without doubt, based on the Gospel of Jesus. Thus, the objective is to expose the main ideas of social teaching presented in his Encyclicals, notably those that have a reflection already incorporated into the ecclesial Social Magisterium. The work is divided into two parts: the first, of a more historical nature, will seek to present the main historical, social and eccle-siological factors that motivated the emergence of the Church’s social teaching and its resonance in the Magisterium, highlighting: the role of Leo XIII and the importance of Rerum Novarum (1891; Pius XI with Quadragesimo Anno (1931); the radio messages of Pius XII; John XXIII and Mater et Magistra (1961) and Pacem in Terris (1963); Paul VI with Populorum Progressio ( 1967) and the Second Vatican Council with the Dogmatic Constitution Gaudium et Spes (1965).The second part will point out the main themes and questions raised by John Paul II in his Social Magisterium pre-sented in Laborem Exercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis (1987) and Centesimus Annus (1991).
 
Palavras-chave
Doutrina Social
Papa João Paulo II
Ensino Social
Sociedade
Social Doctrine
Pope John Paul II
Social Teaching
Society
Linguagem
Português
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