Vozes Silenciadas: A mulher artista, o espaço escolar e a luta pela visibilidade
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Author
Advisor
Brigatto, Agda CristinaDate
12/12/2024Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
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Este trabalho investiga a marginalização histórica das mulheres artistas e sua sub-representação no campo das artes, integrando pesquisa teórica e prática pedagógica através de um Plano de Curso estruturado em quatro fases: (1) análise crítica das desigualdades de gênero na história da arte e levantamento de artistas mulheres; (2) debates coletivos sobre os resultados; (3) produção criativa (elaboração de jogo da memória e retratos das artistas estudadas); e (4) exposição dos trabalhos em mostra cultural. O estudo evidencia como obstáculos institucionais e sociais restringiram o reconhecimento profissional das artistas, examinando a atuação do feminismo na conquista de visibilidade, ao mesmo tempo que revela o paradoxo entre a hegemonia feminina no ensino artístico e sua escassa representação nos currículos e narrativas históricas. Ao analisar o duplo papel das mulheres como criadoras e educadoras, a pesquisa oferece uma reflexão crítica sobre a historiografia e os estereótipos de gênero, demonstrando como tanto o sistema artístico quanto as práticas educativas reproduzem e reforçam assimetrias. Articulando fundamentação teórica, produção criativa e intervenção pedagógica, o trabalho defende que o ensino artístico, ao questionar estereótipos e destacar contribuições femininas, possui potencial para transformar cânones estabelecidos e avançar na equidade de gênero, valorizando efetivamente as vozes e realizações das mulheres, estimulando novas gerações e contribuindo para uma sociedade mais diversa e inclusiva.
Keywords
Arte-educaçãoMulheres artistas
Historiografia da arte
Representatividade feminina e desigualdade de gênero
Art education
Women artists
Art historiography
Female representation
Gender inequality