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Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010

Autor
Calderón, Adolfo Ignacio
Borges, Regilson Maciel
Data de publicação
//2021
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Educação
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
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Resumo
Aborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, nas matrizes curriculares, uma dimensão mais prática e menos teórica. Para tanto, analisaram-se documentos e depoimentos de atores representativos. Constatou-se cenário altamente polarizado, comunidade epistêmica com matizes corporativistas e relativização da autonomia universitária.
 
The article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.
 
Palavras-chave
Formação de professores
Pedagogia
Autonomia universitária
Conselho estadual de educação
Educação superior
Teacher training
Pedagogy
University autonomy
State council of education
Higher education
Linguagem
Português
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