• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

"Inovar é preciso": as mudanças educacionais e o imperativo da inovação na educação superior brasileira

Author
Barbosa, Andreza
Fernandes, Maria José Da Silva
Aguiar, Thiago Borges de
Pucci, Renata Helena Pin
Date
//2025
Content Type
Artigo
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente artigo tem como objetivo compreender os usos do termo inovação no campo educacional brasileiro, a partir de uma perspectiva histórica, com foco na Educação Superior. Para tanto, discute-se os sentidos que este termo tem assumido no debate educacional, focando na Educação Superior brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vistas a refletir sobre as representações de inovação, em uma perspectiva histórica até sua apropriação atual, observou-se que a inovação não é mais sinônimo de mudança educacional, pelo contrário, essa última só é considerada válida se for voltada à inovação. Isso porque a inovação na educação tem se constituído como um termo hegemônico, considerado como algo bom em si mesmo, o que coincide com uma perspectiva educacional tecnicista.
Keywords
Inovação Educacional
Educação Superior
Políticas Educacionais
Tecnicismo Educacional
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback