dc.contributor.author | Pagani, Gabriela | |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria José da Silva | |
dc.contributor.author | Barbosa, Andreza | |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T18:41:32Z | |
dc.date.available | 2025-06-12T18:41:32Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18031 | |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de
levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência
influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista. | |
dc.description.abstract | This article analyzes the teacher resignation process and its relationship with working conditions of the São Paulo state education network. The discussion is based on a bibliographic research about the topic and on a statistical analysis of data from 2012 to 2018, as well as on information from semi-structured interviews with teachers from the education network. The data show high and constant rates of resignation in that period and highline that the resignation can be considered the final moment of a resignation process strongly influenced by dissatisfaction with working conditions, especially with career, salary, working hours and the organization and structure of the São Paulo state education network. | |
dc.language.iso | Inglês | |
dc.language.iso | Português | |
dc.publisher | FapUNIFESP (SciELO) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Exoneração docente | |
dc.subject | Abandono do magistério | |
dc.subject | Condições de trabalho docente | |
dc.subject | Valorização do magistério | |
dc.subject | Rede pública de ensino paulista | |
dc.subject | Teaching exoneration | |
dc.subject | Teaching abandonment | |
dc.subject | Teaching working conditions | |
dc.subject | Teaching valorization | |
dc.subject | São Paulo state education network | |
dc.title | Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de são paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055 | pt_BR |