Show simple item record

dc.contributor.authorPagani, Gabriela
dc.contributor.authorFernandes, Maria José da Silva
dc.contributor.authorBarbosa, Andreza
dc.date.accessioned2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.available2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18031
dc.description.abstractEste artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.
dc.description.abstractThis article analyzes the teacher resignation process and its relationship with working conditions of the São Paulo state education network. The discussion is based on a bibliographic research about the topic and on a statistical analysis of data from 2012 to 2018, as well as on information from semi-structured interviews with teachers from the education network. The data show high and constant rates of resignation in that period and highline that the resignation can be considered the final moment of a resignation process strongly influenced by dissatisfaction with working conditions, especially with career, salary, working hours and the organization and structure of the São Paulo state education network.
dc.language.isoInglês
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectExoneração docente
dc.subjectAbandono do magistério
dc.subjectCondições de trabalho docente
dc.subjectValorização do magistério
dc.subjectRede pública de ensino paulista
dc.subjectTeaching exoneration
dc.subjectTeaching abandonment
dc.subjectTeaching working conditions
dc.subjectTeaching valorization
dc.subjectSão Paulo state education network
dc.titleQuando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de são paulopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record