Escala de rastreio de talentos artísticos: construção e evidências psicométricas
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Primi, Tatiana de Cassia NakanoData de publicação
12/06/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação teve como objetivo desenvolver uma escala de rastreio de altas habilidades/superdotação (AH/SD) do tipo artística e investigar suas propriedades psicométricas iniciais. Cinco estudos foram desenvolvidos. O primeiro consistiu em uma revisão sistemática sobre AH/SD artística, evidenciando a ausência de instrumentos no Brasil. O segundo estudo resultou na construção de um protocolo de entrevista semiestruturada, contendo 11 perguntas elaboradas com base no Modelo dos Três Anéis de Renzulli (habilidade acima da média, motivação e criatividade). O terceiro estudo envolveu a aplicação desse protocolo de entrevista a cinco artistas eminentes, visando conhecer comportamentos que, na visão dos participantes, favoreciam o destaque em áreas artísticas, agrupados em aspectos relacionados à competência técnica, dedicação, criatividade e fatores contextuais. No quarto estudo, a partir dos dados coletados nos Estudos 1 e 3, foi elaborada uma versão inicial da escala, com itens organizados nas dimensões de habilidade acima da média, envolvimento e criatividade, contendo itens comuns e itens específicos para cada uma das nove áreas artísticas englobadas no instrumento (teatro, dança, canto, instrumentos musicais, desenho, pintura, escultura, literatura e composições musicais). Por fim, no quinto estudo, as evidências de validade com base no conteúdo foram avaliadas, a partir do julgamento dos itens feito por especialistas das áreas de Artes e Psicologia. Os resultados apontam que a escala apresenta fundamentação teórica sólida e evidências psicométricas preliminares, o que configura a presente pesquisa como uma importante contribuição para a identificação de talentos artísticos no Brasil.
This dissertation aimed to develop a screening scale for artistic giftedness and to investigate its initial psychometric properties. Five studies were conducted. The first consisted of a systematic review on artistic giftedness, highlighting the absence of specific instruments in Brazil. The second study resulted in the construction of a semi-structured interview protocol comprising 11 questions based on Renzulli's Three-Ring Conception of Giftedness (above-average ability, task commitment, and creativity). The third study involved applying this protocol to five eminent artists to identify behaviors that, according to the participants, contributed to their distinction in artistic fields. These behaviors were grouped into aspects related to technical competence, dedication, creativity, and contextual factors. In the fourth study, drawing on data from Studies 1 and 3, an initial version of the scale was developed. The items were organized into three dimensions—above-average ability, involvement, and creativity—and included both general items and domain-specific items for each of the nine artistic areas covered by the instrument (theater, dance, singing, musical instruments, drawing, painting, sculpture, literature, and musical composition). Finally, in the fifth study, content validity evidence was assessed through expert judgment from professionals in the fields of Arts and Psychology. The results indicate that the scale is grounded in a solid theoretical framework and presents preliminary psychometric evidence, making this research an important contribution to the identification of artistic talents in Brazil.
Palavras-chave
Superdotação artísticaEscala de rastreio
Criatividade
Avaliação psicológica
Talentos adultos
Artistic giftedness
Screening scale
Creativity
Psychological assessment
Adul