Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Title
Now showing items 308-327 of 711
-
Familiares de pessoas privadas de liberdade: ações extensionistas multidisciplinares e a contribuição do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-16)O presente trabalho tem por objetivo a análise central de ações extensionistas multidisciplinares, destacando a extrema importância do Serviço Social no que se refere às práticas para fortalecimento de vínculos familiares, ... -
Famílias acolhedoras: análise do processo de reintegração familiar no município de Campinas/SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)Reintegração familiar é o processo que permite às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, o retorno à família de origem ou extensa após o acolhimento institucional ou familiar. A pesquisa se propôs a ... -
Fashion law: a relevância da proteção à imagem no mundo da moda
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)A temática da presente monografia tem como objetivo trazer a proteção do direito à imagem e relacionar com casos da moda, que atualmente atua com grande destaque no mercado. Embora a moda tenha sido muito menosprezada ... -
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-12-12)A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ... -
A feminização do tribunal de justiça do estado de São Paulo no período de 1988 a 2023: uma análise da existência de barreiras simbólias ou materiais à transversalização de gênero na magistratura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)A igualdade entre homens e mulheres é um direito previsto na Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988 (art. 5º, inc. I). No entanto, apesar dessa importante conquista, a igualdade pretendida ainda é percebida ... -
Fé e existência: uma análise a partir da obra Temor e tremor
(PUC-Campinas, 2016-12-16)A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação fé e existência na obra Temor e tremor, do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard, presente na seção Problemata. Escrita sob o pseudônimo Johannes de Silentio, ... -
Fé na imprensa: um estudo da cobertura sobre o papa Francisco na Folha e no G1
(PUC-Campinas, 2020-02-12)Este trabalho realiza uma análise sobre a presença da religião no espaço público, mais precisamente da Igreja Católica no noticiário sobre o papa Francisco nos veículos de comunicação não confessionais. O universo documental ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Finalidade da vida do homem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo principal deste trabalho monográfico é evidenciar que é intrínseco a natureza do homem a busca pela sua satisfação plena, ou seja, o homem é um ser que naturalmente deseja algo que o preencha e o realize. ... -
A finalidade do homem: o bem supremo em Aristóteles
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar e desenvolver o tema da finalidade do homem. Finalidade esta, que é o bem supremo, e que chegaremos à conclusão de que seja este bem superior, a própria ... -
Fintechs: inclusão financeira como forma de erradicação de pobreza, redução de desigualdade social e incentivo à livre iniciativa
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)O objetivo da pesquisa é apresentar as fintechs como instrumento de inclusão financeira, erradicação de pobreza, redução de desigualdade social e incentivo à livre iniciativa. A pesquisa faz um estudo de aspectos conceituais, ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
(PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
(PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
(PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ...