Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Title
Now showing items 245-264 of 711
-
A economia no pensamento de Emmanuel Mounier
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1994-12-13) -
O ecumenismo Pós-Vaticano II: o macroecumenismo latino-americano e as implicações no magistério de Francisco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-21)A convivência com o diferente é algo muito presente nos tempos atuais. Contudo, a dificuldade de estar em unidade com aqueles que não coadunam com o mesmo modo de vida tem se explicitado cada vez mais com a intolerância. ... -
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
(PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
(PUC-Campinas, 2016-02-03)A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-23)O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
(PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
Educação e pobreza: análises a partir das cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006-2014)
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O Programa Bolsa Família (PTR), criado em 2003, é um programa de transferência de renda federal, em que seus beneficiários devem garantir a frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 a 15 anos e 75% para ... -
Educação e política pública: estudo da efetivação do projeto memória e identidade: promoção da igualdade na diversidade (mipid) em uma escola de educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-12-11)O presente estudo partiu das inquietações do autor referente às dificuldades enfrentadas para a implementação e cumprimento da Lei 10.639/2003 no âmbito escolar, que redundaram, sobretudo com as seguintes questões: Que ... -
Educação em museus: análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
(PUC-Campinas, 2020-09-24)As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Educação infantil e sustentabilidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
Educação para cidadania regional no Mercosul: integração educacional para além da econômica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)A presente pesquisa tem como tema o direito à educação básica no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. Objetiva identificar se, no processo de integração regional, a educação assume uma configuração fundamentalmente ... -
Educação popular no contexto brasileiro: percepções dos representantes de movimentos sociais sobre o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas
(PUC-Campinas, 2019-02-22)O Brasil, assim como os demais países latinos, tem diversos movimentos sociais, que se ocupam com a construção da educação popular nas regiões de vulnerabilidade e de conflito. Em 2014, foi criado o Marco de Referência da ... -
Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
(PUC-Campinas, 2011-02-22)A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do ... -
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
(PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Efeitos do ENADE no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec) – Percepção de Gestores e Professores
(PUC-Campinas, 2019-04-03)Após meio século desde a sua fundação, o Centro Paula Souza é considerado a maior referência do Brasil em Ensino Técnico e Tecnológico gratuito de qualidade. Por essa razão e pelo compromisso com a educação pública de ... -
A efetivação da liberdade de expressão no processo eleitoral e seus meios de controle
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)Esta pesquisa trata da efetividade da liberdade de expressão no processo eleitoral e os meios de controle de seu exercício. O processo eleitoral mudou ao longo do tempo e, atualmente, as campanhas eleitorais são ...