Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 699-718 de 724
-
Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico
(PUC-Campinas, 2003-02-25)Pesquisa sobre as funções do hipertexto no fluxo informacional em meio eletrônico. Discute-se primeiramente o conceito de informação nas áreas da Matemática, Semiótica e Comunicação. Apresentam-se, em seguida, os conceitos ... -
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
(PUC-Campinas, 2007-06-29)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as ... -
Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2020-02-04)Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, ... -
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
(PUC-Campinas, 2007-06-20)Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa ... -
Um olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
(PUC-Campinas, 2016-02-25)O presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de ... -
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
(PUC-Campinas, 2005-11-18)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ... -
Uma análise das experiências religiosas da consciência segundo a “fenomenologia do espírito” de Hegel
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa consiste em examinar os momentos das experiências religiosas da consciência para determinar o modo como o filósofo Hegel analisa o conteúdo da religião na Fenomenologia do Espírito. Para Hegel, a religião ... -
Uma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função
(PUC-Campinas, 2008-02-14)Tendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares ... -
Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
(PUC-Campinas, 2017-02-09)Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita ... -
Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
(PUC-Campinas, 2003-09-04)A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas ... -
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
(PUC-Campinas, 2005-12-15)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ... -
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2009-02-27)O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista ... -
Universidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
(PUC-Campinas, 2007-03-02)O momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. ... -
Uso das ferramentas e suportes de pesquisas na recuperação da informação : estudo da capacitação do professor-pesquisador
(PUC-Campinas, 2003-02-21)A principal hipótese, apresentada nesta pesquisa, é a de que o conhecimento e o uso de ferramentas e suportes para recuperação da informação, e a normalização da estrutura técnica de trabalhos científicos, se aplicados ... -
Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos
(PUC-Campinas, 2017-12-12)A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do ... -
Usuários em situação de alta hospitalar e abordagem profissional na perspectiva da integralidade: desafios e atuação do assistente social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)Este trabalho tem como objetivo relatar estudos sobre o tema: Usuários em Situação de Alta Hospitalar e Abordagem Profissional na perspectiva da integralidade: Desafios do Assistente Social. O estudo se deu através de ... -
O vazio existencial no homem contemporâneo: em Jean Paul Sartre
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-28)O presente trabalho busca apresentar a filosofia existencialista acerca do pensamento de Jean Paul Sartre, tendo como livro base O Existencialismo é Humanismo, fazendo referência a alguns aspectos atuais. Por esse ... -
Vida em comunhão na Igreja Católica: as mudanças na forma de vida cristã das religiosas com o laicato na Família Calvariana
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-14)Esta pesquisa investiga as mudanças na forma de vida de religiosas que interagem com pessoas leigas na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário (Família Calvariana), em processo de reorganização, no contexto ... -
Violência contra a mulher na agenda interamericana de direitos humanos e possibilidades de impactos no Brasil
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)A presente dissertação tem como tema central a violência contra a mulher na agenda interamericana de direitos humanos e as possibilidades de impactos no Brasil. Como objetivo principal, partindo dos tratados interamericanos, ... -
Violência contra as mulheres e o direito fundamental de acesso adequado à justiça: um estudo a partir do caso Márcia Barbosa de Souza
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)Este trabalho tem como objetivo geral compreender os obstáculos enfrentados no acesso à justiça por mulheres vítimas de violência. O acesso à justiça, enquanto direito fundamental, envolve não apenas a possibilidade ...