Browsing Escola de Linguagem e Comunicação by Title
Now showing items 47-66 of 140
-
Infiltrado no Chan: economia e linguagem do ódio
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Este trabalho procura demonstrar como a chamada economia da atenção (WILLIAMS, 2018) e o extrativismo de dados (MOROZOV, 2017) atuam na subjetivação do indivíduo, que, em última instância, sofre um enfraquecimento da ... -
Inglês para quem? : as implicações do Programa Inglês sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira
(PUC-Campinas, 2018-02-07)Diante da tendência mundial de internacionalização da educação superior, o governo brasileiro lançou, em 2011, o Ciência sem Fronteiras (CsF), programa federal que tinha por objetivo qualificar a ciência nacional por meio ... -
Inscrições híbridas da ceramista
(PUC-Campinas, 2021-06-28)A presente pesquisa se dedica a relacionar os processos da arte cerâmica aos modos de subjetivação da ceramista, em agenciamentos e fluxos, entre objetos humanos e não humanos, no espaço do ateliê, levando em consideração ... -
Is translation unbreakable? - intertextualidade nas aberturas de Jojo's Bizarre Adventures
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-23)Este trabalho pretende analisar as letras das três músicas de abertura da animação JoJo’s Bizarre Adventure’s: Diamond Is Unbreakable adaptadas integralmente pelo grupo brasileiro Mig Music e disponibilizadas em seu ... -
Jogos em plataformas digitais: de Hogwarts ao Whatsapp
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-06)A escrita e a leitura permeiam a sociedade há séculos, sendo privilegiadas nas práticas sociais contemporâneas. Contudo, os recursos multimodais possibilitados pelas tecnologias e plataformas digitais têm propiciado o ... -
Jogue como uma garota: mobilização de mulheres na construção da cena feminina no eSport brasileiro
(PUC-Campinas, 2019-12-13)A presente dissertação contempla o estudo sobre a forma como as mulheres brasileiras estão se mobilizando para a construção e consolidação de um cenário competitivo feminino de eSports que seja inclusiva, segura e livre ... -
Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-16)Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e ... -
Os limites culturais e linguísticos no texto religioso: uma reflexão sobre a versão da Bíblia Sagrada Almeida Revista Atualizada (ARA) e a adaptação A Mensagem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-26)Este trabalho se propõe a discutir alguns tópicos linguísticos e culturais de duas traduções da Bíblia Sagrada a partir de uma pesquisa qualitativa, investigativa e comparativa, a fim de estabelecer uma reflexão sobre ... -
Lisboa: uma escrit(ur)a sobre a minha pele-papel
(PUC-Campinas, 2019-03-28)Esta pesquisa é a instigante e angustiante escrita do romance da minha vida, no qual a língua(gem), que me excita e me mata, também me permite cartografar minhas relações com ela, com a cultura, com a paisagem, com o ... -
A Lua é flicts, e você é o quê?: uma proposta didática com a obra de Ziraldo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-14)O ensino de literatura na Educação Básica, a despeito das discussões recorrentes no meio acadêmico acerca do tema, continua a reproduzir os métodos tradicionais que nutrem grande apreço aos aspectos classificatórios e ... -
Mamma Mia! - o musical: impactos da domesticação da versão brasileira
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-16)Este trabalho tem como objetivo analisar a tradução do Musical Mamma Mia! e investigar o seu impacto na receptividade da plateia brasileira, considerando os desafios culturais, temporais, regionais e identitários na ... -
Memórias afetográficas: autonarrativas de um corpo- sapatão
(PUC-Campinas, 2021-02-25)O trabalho aborda a construção identitária a partir de uma experiência autobiográfica de modo a refletir sobre as estruturas e instituições de poder, como família e igreja, no estabelecimento de convenções sociais que ... -
Os métodos de interação mútua dentro da sala de aula e os textos narrativos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)Este trabalho objetiva verificar as vantagens nos métodos de interação no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito das narrativas, com enfoque nos gêneros conto e crônica nos Anos Finais do Ensino ... -
Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
(PUC-Campinas, 2019-12-13)A tecnologia aliada à comunicação proporcionou um avanço acentuado no setor da mídia, que possibilitou às pessoas comuns terem seu próprio espaço de divulgação sem depender das grandes indústrias, o que pode ser considerado ... -
Midiatização do sindicalismo: da porta de fábrica à conexão em tempo real
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)As entidades sindicais de trabalhadores, que no Brasil contemporâneo somam pelo menos 11 mil instituições, são a principal forma de organização dos trabalhadores nos embates eventualmente travados com o setor empresarial, ... -
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-18)Nossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, ... -
Midiatização, consumo e teologia coaching: sentidos de positividade e sucesso na rede social digital Instagram
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-23)Os discursos são entrecortados por marcas enunciativas e dizeres produzidos sob a influência social, cultural, subjetiva, econômica e tecnológica. Não existe discurso sem sujeito, nem sujeito sem ideologia. Levamos a ... -
Mídias digitais e letramentos na educação básica: examinando narrativas docentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)A necessidade de recorrer ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 trouxe ao centro do debate o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na área da educação. Está claro que as ... -
A morte do autor?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-12)O constructo da autoria tem sido amplamente debatido no meio acadêmico após Michel Foucault (1969) inferir que o nome do autor não representa um indivíduo, mas uma marca de seu tempo e espaço. Barthes (2004), com uma ... -
Mudança de autoridade religiosa: estudo da midiatização no catolicismo mediante a análise textual discursiva da missa do padre Marcelo Rossi transmitida no Youtube
(PUC-Campinas, 2020-02-20)Esta pesquisa tem como objetivo dissertar acerca do processo de mudança de autoridade religiosa a partir do processo de midiatização no catolicismo; processo de midiatização este protagonizado por padre Marcelo Rossi em ...