DSpace Puc-Campinas - Produção - Repositorio: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1521-1540 de 2390
-
Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadora
(PUC-Campinas, 2020-02-19)Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Direito educacional em cursos de direito de Campinas: o que pensam os discentes e coordenadores
(PUC-Campinas, 2019-02-27)Compreende-se como Direito Educacional o ramo específico da Ciência Jurídica capaz de estabelecer conceitos, princípios e normas próprios para regulamentação da relação educacional, seja entre pessoas físicas, pessoas ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
(PUC-Campinas, 2019-12-12)A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ... -
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso ... -
Concepções de filosofia em cursos de pedagogia: análise de projetos pedagógicos
(PUC-Campinas, 2017-02-17)A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
Práticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo em escolas municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Considerando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São ... -
Reconhecimento intersubjetivo e ocultação ideológica: reflexões sobre a temática história e cultura afro-brasileira e recismo nos livros aprovados no PNLD-2014 de língua estrangeira moderna
(PUC-Campinas, 2016-02-19)O objetivo desta pesquisa é identificar e refletir como os livros didáticos de Língua Estrangeira Moderna (LEM) aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (PNLD-2014) para o Ensino Fundamental II contemplam a ... -
Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)
(PUC-Campinas, 2016-02-25)A presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito dos estudos produzidos sobre os sistemas estaduais de avaliação em larga escala, e tratou, especificamente, sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública ...