Satisfação e lealdade dos clientes no setor automotivo contribuições do net promoter score (nps) como ferramenta estratégica de publicidade
Author
Filho, Celso Pedroso de Campos
Alves, Nelson Aparecido
Monteiro, Thel Augusto
Loddi, Niagara
Date
//2023Content Type
ArtigoMetadata
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Quando se trata de obter vantagem competitiva, a lealdade e a satisfação do cliente desempenham um papel
fundamental na construção ou degradação da reputação de qualquer empresa, especialmente em um setor altamente
competitivo como o automobilístico. O objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação e lealdade dos clientes de
uma empresa multinacional do setor automotivo e avaliar a eficácia do uso da ferramenta Net Promoter Score (NPS)
a partir da perspectiva dos profissionais da empresa para classificar os clientes como promotores ou detratores. A
metodologia empregada para examinar o uso do Net Promoter Score (NPS) incluiu uma pesquisa de natureza
exploratória e descritiva, com referencial teórico e questionários para coletar dados. O objetivo principal foi elaborar
um diagnóstico da eficácia da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS. Além disso, o segundo objetivo deste estudo
é mapear os procedimentos e etapas utilizados na implementação da pesquisa NPS na empresa. Como resultado, foi
possível constatar que a ferramenta NPS desempenha um papel significativo na promoção da marca, uma vez que a
avaliação do cliente influencia as decisões estratégicas da empresa. Por fim, observou-se que a aplicação do
questionário foi crucial para validar a eficácia da ferramenta NPS, corroborada pela análise do Índice NPS da empresa,
que demonstrou melhorias na satisfação dos clientes desde a sua implementação.
Keywords
Indústria automotivaNet Promoter Score
Satisfação do cliente
NPS e Qualidade
