Navegação por título
Itens para a visualização no momento 1861-1879 de 2374
-
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
(PUC-Campinas, 2009-12-11)A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para isso, as análises realizadas são ... -
Programa Bolsa Família: percepções sobre ter estudos a partir da visão de beneficiárias residentes na região sul de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2014-02-04)O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O ... -
Programa de modificação do comportamento alimentar em idosos obesos
(PUC-Campinas, 2002-12-10)O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um Programa de Modificação do Comportamento Alimentar, além de identificar e compreender o comportamento alimentar de idosos obesos. Participaram da presente pesquisa, ... -
Proibido proibir: Os movimentos estudantis e os coletivos identitários na PUC-Campinas e na Unicamp
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)Não informado pelos autores. -
Projeto Claymade - estudo teórico e plataforma de compartilhamento e experimentação de veículos conceituais 3D
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)Durante todo o processo de maturação do desenvolvimento, criação, prototipação e finalização, os setores automotivos e automobilísticos, se resumiram a contemplar um tipo de conteúdo monolítico, onde suas interfaces e ... -
Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
(PUC-Campinas, 2018-12-12)A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para ... -
Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
(PUC-Campinas, 2021-02-05)A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa ... -
Projeto experimental 2021 agência Tb3 cliente: Bruna Zahara
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)Este trabalho foi desenvolvido pela agência TB3 e engloba a campanha de lançamento da cantora, e cliente prospectada, Bruna Zahara no mercado fonográfico por meio de seu EP (mini álbum), que ocorrerá no primeiro semestre ... -
Projeto experimental 2021 agência Zênit cliente: Cervejaria Berggren
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021)Este trabalho acadêmico foi desenvolvido para fortalecer o posicionamento da cervejaria Berggren, além de conquistar espaço no mercado e aumentar a visibilidade da marca na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Foram ... -
Projeto gente: diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar ... -
PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ... -
Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital ... -
Projeto Mineiro de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP: um estudo da formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2007-03-21)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as implicações da implementação da política pública mineira com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores ... -
Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ... -
Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2009-10-27)O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico ... -
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
(PUC-Campinas, 2008-02-13)Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ... -
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2009-02-02)Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um ...