Browsing Programa de Pós-Graduação em Psicologia by Subject "psicologia escolar"
Now showing items 1-16 of 16
-
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
(PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
(PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ... -
Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2011-12-14)A presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial ... -
Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
(PUC-Campinas, 2008-02-13)Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
(PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ... -
Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-02-24)Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ... -
Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
(PUC-Campinas, 2010-12-07)Este trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio ... -
Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública
(PUC-Campinas, 2015-06-24)A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola ... -
Violência doméstica contra a criança e adolescente: uma análise desta questão a partir de doze trabalhos brasileiros na área
(PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho teve como objetivo, traçar uma análise da produção sobre violência doméstica contra criança e adolescente veiculada nos periódicos científicos brasileiros, entre os anos de 2006 a 2008. Foi realizada a leitura ... -
Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-23)A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na ...