Itens para a visualização no momento 21-40 de 547

    • A Criança sob o olhar de conselheiros de direitos 

      Carvalho, Carolina Freire de Carvalho de (PUC-Campinas, 2003-02-17)
      O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do ...
    • Prontidão e tratamento em alcoolistas: análise de um programa 

      Resende, Geraldo Luiz Oliveira de (PUC-Campinas, 2003-02-21)
      O objetivo desta pesquisa foi verificar a prontidão para iniciar o tratamento e o efeito de um tratamento (Modelo Minnesota) em alcoolistas em um centro de tratamento para dependência química, no Brasil. Participaram dessa ...
    • Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes 

      Faria, Luiz Roberto Paiva de (PUC-Campinas, 2003-02-26)
      Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem ...
    • AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio 

      Wuo, Moacir (PUC-Campinas, 2003-04-09)
      Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino ...
    • Transtorno dismórfico corporal sob a perspectiva da análise do comportamento 

      Moriyama, Josy de Souza (PUC-Campinas, 2003-06-17)
      O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é diagnosticado quando há uma preocupação tão exagerada com algum defeito mínimo ou imaginado na aparência, que traz prejuízos significativos à vida da pessoa. Buscou-se investigar o ...
    • Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação 

      Nakano, Tatiana de Cássia (PUC-Campinas, 2003-06-27)
      A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ...
    • Burnout e trabalho universitário produtivo 

      Burger, Marly Aparecida Franzão (PUC-Campinas, 2003-08-18)
      Analisa o fenômeno do burnout profissional em professores universitários, designadamente em suas relações com o estresse profissional percebido pelos docentes. Para tanto, utiliza 92 professores universitários de um grupo ...
    • Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura 

      Jorge, Lília Maíse de (PUC-Campinas, 2003-08-19)
      Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, ...
    • Bem-estar subjetivo em adultos e idosos 

      Cruz, Sônia Regina Blasi (PUC-Campinas, 2003-08-29)
      Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando ...
    • Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico 

      Fernandes, Marly Aparecida (PUC-Campinas, 2003-09-05)
      Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a ...
    • Motivação no handebol em desportistas iniciantes 

      Lamenha, Izabel Cavalcanti Barros (PUC-Campinas, 2003-12-12)
      A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha ...
    • Estilos de criar em líderes organizacionais 

      Mundim, Maria Célia Bruno (PUC-Campinas, 2004-02-20)
      A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo ...
    • Stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center 

      Lima, Fabiana Batistucci de (PUC-Campinas, 2004-02-26)
      O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho dos atendentes de um Call Center na cidade de Uberlândia/M.G. Participaram desse estudo 162 funcionários ...
    • Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais 

      Marques, Carolina de Aragão Escher (PUC-Campinas, 2004-04-29)
      Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à ...
    • Risco e proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos 

      Machado, Elisana Marta (PUC-Campinas, 2004-06-17)
      Em face da diversidade e adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança e da necessidade de investigá-los, esse estudo analisou o banco de dados de um projeto preventivo e interventivo em andamento, realizado em ...
    • Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica? 

      Tomio, Noeli Assunta Oro (PUC-Campinas, 2004-09-23)
      Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ...
    • Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento 

      Ivatiuk, Ana Lucia (PUC-Campinas, 2004-11-05)
      A escolha profissional é uma decisão muito importante e normalmente está vinculada à questão da inserção no ensino superior. Porém a realidade atual seja em termos do acesso ao ensino, seja por escolha própria, demonstra ...
    • Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde 

      Ramos, Kátia Perez (PUC-Campinas, 2004-11-23)
      A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de ...
    • Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas 

      Guedes, Bruna Fenocchi (PUC-Campinas, 2004-12-02)
      \a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ...
    • Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira 

      Catini, Nilza (PUC-Campinas, 2004-12-09)
      O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ...