Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 59-78 de 347
-
Avaliação de mudança em mulheres vítimas de violência
(PUC-Campinas, 2011-02-22)De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a violência é um problema mundial que afeta famílias de todas as culturas, etnias, políticas econômicas e regimes políticos. Mulheres vítimas de violência são assistidas por ... -
Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
(PUC-Campinas, 2010-12-07)Esta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas ... -
Avaliação do nível da criatividade figural infantil em dois diferentes contextos de educação
(PUC-Campinas, 2012-12-14)A criatividade é uma característica que tem sido bastante reconhecida e exigida nos contextos sociais, destacando-se, dentre esses, o contexto educacional. Assim, este estudo buscou avaliar a criatividade de crianças que ... -
Avaliação do processamento auditivo em pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-03-06)A avaliação do Processamento Auditivo é um ganho no diagnóstico dos distúrbios da comunicação humana e na identificação de crianças de risco para distúrbios de aprendizagem. Os indivíduos com desordem do Processamento ... -
Avaliação psicológica no trânsito: análise do desempenho de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Considerando a importância de pesquisas que visam avaliar a eficácia dos instrumentos que vêm sendo utilizados para avaliação psicológica no contexto do trânsito, o presente trabalho teve por objetivo identificar a validade ... -
Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o potencial intelectual e criativo destes ... -
Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos: versão informatizada (BAICA-I)
(PUC Campinas, 2022-02-18)A inteligência e a criatividade são dois constructos fundamentais para se compreender o potencial humano. Apesar da importância de ambos, é possível notar uma lacuna no campo de avaliação psicológica nacional, pois não há ... -
Bem-estar subjetivo em adultos e idosos
(PUC-Campinas, 2003-08-29)Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando ... -
Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos ... -
Burnout e trabalho universitário produtivo
(PUC-Campinas, 2003-08-18)Analisa o fenômeno do burnout profissional em professores universitários, designadamente em suas relações com o estresse profissional percebido pelos docentes. Para tanto, utiliza 92 professores universitários de um grupo ... -
“Caiu no meu íntimo”: repercussões dos acidentes de trabalho na vida dos trabalhadores.
(PUC-Campinas, 2018-01-30)Os acidentes de trabalho fazem parte de relatos sobre as atividades laborais ao longo da história da humanidade. Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico alcançado nos dias atuais, tais eventos continuam presentes no ... -
Campo abstrato para um destino concreto: o fazer do psicólogo como perito na justiça do trabalho
(PUC-Campinas, 2019-02-27)Esta dissertação visa discutir e aprofundar a temática das perícias judiciais em saúde mental realizadas na Justiça do Trabalho. Segundo estatísticas oficiais há um aumento do número de afastamentos por transtornos mentais ... -
Caracterização do perfil psicomotor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H)
(PUC-Campinas, 2007-02-07)Na atualidade, existem inúmeros profissionais que utilizam a motricidade ou a psicomotricidade como meio de estudos em diferentes contextos, sendo que a motricidade é a interação de diversas funções motoras. O objetivo ... -
Características de personalidade e dependência nicotínica em universitários
(PUC-Campinas, 2014-02-11)O tabagismo consiste em um comportamento complexo que envolve a dependência física e psicológica. Além do entendimento neurológico dos efeitos da nicotina, diversos outros fatores de natureza social, familiar e individual ... -
Comprometimento, estresse e satisfação com a vida de profissionais da saúde
(PUC-Campinas, 2018-02-20)O trabalho faz parte da identidade pessoal e social do indivíduo, afetando seu estado psicológico e sua interação com as pessoas, determinando relações e vínculos em diferentes níveis emocionais. Conceitos normalmente, ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de liderança em diferentes contextos
(PUC-Campinas, 2012-02-16)A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ...