Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 141-160 de 547
-
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
Beckman, Marcia Valeria Reis (PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ... -
Criatividade e resiliência na vida de Nise da Silveira
Oliveira, Maria Antonia de (PUC-Campinas, 2012-02-23)Criatividade é um tema que tem se mostrado, historicamente, complexo e amplo. No presente trabalho, esse construto será estudado na sua relação com a resiliência, dada a importância de ambos para o enfrentamento dos desafios ... -
Criatividade e resiliência: relações entre construtos?
Gomes, Luísa Bastos (PUC-Campinas, 2018-02-15)Considerando a criatividade e a resiliência como importantes características pessoais relatadas na literatura científica, especialmente dentro do movimento da Psicologia Positiva, essa pesquisa tem como objetivo realizar ... -
Criatividade e suas relações com inteligência em crianças com e sem dislexia
Alves, Rauni Jandé Roama (PUC-Campinas, 2013-12-13)A dislexia é um transtorno decorrente de disfunções neuropsicológicas e acarreta principalmente dificuldades no aprendizado da leitura. Estudos internacionais especulam que esse quadro não somente envolveria habilidades ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
Nakano, Tatiana de Cássia (PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
Amarante, Walkyria Mollica do (PUC-Campinas, 2011-02-16)A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados ... -
Criatividade na obra de D. W. Winnicott
Ciccone, Soraia Dias (PUC-Campinas, 2013-02-19)A criatividade surge na obra de Winnicott como fundamento da existência saudável, diferindo das teorias psicanalíticas clássicas sobre a criatividade referidas à teoria da sublimação. Desta forma, abre caminho para uma ... -
Criatividade, bem-estar subjetivo e estado mental em idosos
Fernandes, Janaina Chnaider (PUC-Campinas, 2021-01-21)Visando colaborar com a quebra do estereótipo negativo ainda associado à velhice e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas que contribuam para o alcance da velhice bem-sucedida, o presente ... -
Critérios de progresso em psicoterapias de crianças na avaliação de psicoterapeutas
Guimarães, Lilian Pereira de Medeiros (PUC-Campinas, 2012-02-28)Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre ... -
Cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos em fases distintas da doença: processo de enfrentamento
Guimarães, Claudiane Aparecida (PUC-Campinas, 2015-02-27)Câncer é uma doença que gera grande desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual no paciente e na família, principalmente quando atinge uma criança ou adolescente. O cuidador familiar é o núcleo fundamental de apoio ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria (PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ... -
Da entrada de serviço ao elevador social : racismo e sofrimento
Fernandes, Rafael Aiello (PUC-Campinas, 2013-12-04)O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos ... -
Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
Rego, Renata Marques (PUC-Campinas, 2008-12-17)Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua em um contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de ... -
Demência: aspectos da alimentação e deglutição e suas relações com cognição e sintomas neuropsiquiátricos
Pinheiro, Deborah Rodrigues (PUC-Campinas, 2017-12-20)O comprometimento da deglutição é um achado frequente em idosos particularmente naqueles com quadros de demência, assim o objetivo do nosso trabalho foi descrever em pacientes com demência de Alzheimer (DA) e demência ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
Martins, Letícia Gonzales (PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
Galhardi, Shirley Rosana Ribeiro de Barros (PUC-Campinas, 2001-02-09)Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
Oliveira, Iára Bittante de (PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Costa, Adinete Sousa da (PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Desenvolvimento da segunda versão da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A)
Peixoto, Evandro Morais (PUC-Campinas, 2016-06-17)Atualmente observa-se um crescente interesse por parte dos pesquisadores e profissionais práticos da psicologia do esporte em relação aos processos adaptativos apresentados pelos atletas. Este estudo teve como objetivo ... -
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
Peixoto, Evandro Morais (PUC-Campinas, 2012-12-18)Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de ...