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Da governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia

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cchsa_ppgdir_me_Viviane_TLM.pdf (2.130Mb)
Author
Moreno, Viviane Tavares Leite
Advisor
Cabral, Guilherme Perez
Date
26/02/2021
Content Type
Dissertação
Postgraduate Program
Programa de Pós-Graduação em Direito
Access rights
Acesso Aberto
Metadata
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Abstract

Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos de educação para a democracia de acordo com: o estabelecido pelo direito, tanto no âmbito internacional como no nacional; o propugnado pela UNESCO, no final do século XX e início do século XXI, por meio da educação para a cidadania global; o anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com o projeto de reorganização escolar; e a experiência vivida por estudantes de Campinas/SP, que participaram de ocupações de escolas como forma de reação à medida de fechar ciclos e mais de 90 instituições escolares, sob a justificativa de melhoria na qualidade da educação. Os estudantes associaram a ação estatal ao corte de verbas. Indignaram-se e protagonizaram movimento massivo de ocupação de escolas. Deram vida ao ambiente escolar e descobriram novas formas de sociabilidade. Aprenderam, na prática, a se organizar, por meio da divisão de tarefas, participação em oficinas e realização de reuniões e assembleias. Para tanto, foram realizadas pesquisas: documental, bibliográfica e de campo, consistente na realização de entrevistas de jovens que participaram da ocupação de escolas e professores que apoiaram o movimento. Em tempos de insatisfação com a democracia praticada e de predominância da racionalidade neoliberal, além do campo econômico, atingindo, inclusive, políticas educacionais, conhecer as práticas adotadas pelos estudantes e seus reflexos, tanto no campo político-institucional, como na esfera da subjetividade da experiência, podem indicar outro conteúdo para a educação para a democracia.

 

This is a research which the main objective was to analyze the discourses of education for democracy according to: what is established by law, both at the international and national levels; what is advocated by UNESCO, in the end of the 20th century and beginning of the 21st century, with education for global citizenship; what was announced by the government of São Paulo, through the school reorganization project; and the experience lived by students from Campinas/SP, who occupied schools as a reaction to the measure of closing cycles and more than 90 schools, under the justification of improvement in the quality of education. The students associated the state action as budget cut. They were outraged and led a massive movement of occupation of schools. The group of students brought the school back to life and discovered new forms of sociability. They learned in practice how to organize among groups, by dividing tasks, participating in workshops and holding meetings and assemblies. For this, the research was done by the following methods: documentary sources, bibliographic research and fieldwork, by interviewing young people who participated in the school occupation movement and teachers who supported them. In times of dissatisfaction with the practiced democracy and the predominance of neoliberal rationality, beyond the economic field, including educational policies, knowing the practices adopted by students and their reflexes, both in the political-institutional field, and as a sphere of the subjectivity of experience, could indicate another content for education for democracy.

 
Keywords
Educação para a democracia
Educação para a cidadania global
Gestão democrática do ensino
Ocupações de escolas
Movimento secundarista
Education for democracy
Global citizenship education
Democratic teaching management
Schools occupation
Secondary movement
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